Você tem de 10 a 20 segundos. É o tempo que o usuário está disposto a gastar na sua página, por isso você deve deixar clara a sua proposta bem no começo. Esse post vai te ajudar a identificar e resolver os  problemas de conteúdo do seu site.

O tempo médio das visitas em páginas da web dura menos do que um minuto. Se o seu conteúdo não for direto o bastante, você corre o risco de não conseguir passar sua mensagem. As pessoas costumam ler no máximo 25% do texto de cada página, ou a parte dele que está acima da dobra.

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Quando você não consegue prender a atenção do visitante, ele simplesmente vai embora e acaba fazendo parte da sua Taxa de Rejeição, uma métrica importante que representa a porcentagem das pessoas que entraram no site e logo depois foram embora, preferindo ver outras coisas na internet (que julgaram ser mais interessante do que o seu conteúdo).

Primeiro passo: de onde vem o tráfego do seu site?

Você precisa identificar a fonte do tráfego e reconhecer o tipo de usuário que chega a cada página do seu site. Isso é obrigatório se você quer saber se tem uma Taxa de Rejeição boa ou ruim.  Depois disso você vai poder diagnosticar a causa dela, que pode estar no conteúdo ou interface.

São basicamente três tipos de fontes que trazem visitantes ao seu site. O tráfego pode vir de:

1. Links diretos de outros sites. São recomendações que geram visitantes sem a intenção direta de engajamento, mas com um interesse específico. Se essas páginas tiverem uma Taxa de Rejeição alta, significa que você não está fornecendo uma boa experiência ao usuário.

2. Usuários fiéis. É esperado um alto engajamento desse grupo, mas isso não será um padrão em todas as visitas. Como esse tipo de usuário sempre está acessando seu site, é provável que vá ficar apenas o tempo necessário para ver as atualizações.

3. Mecanismos de busca. Eles procuraram alguma coisa no Google e seu site foi o escolhido. Clicando no link, esses usuários indicam muito interesse e devem interagir intensamente com seu conteúdo. Se eles abandonarem a visita nos primeiros segundos é porque existe uma falha grave na sua página.

Você já identificou as fontes de tráfego de cada página do site e agora entende porque a Taxa de Rejeição de uma página pode ser muito diferente de outra. A melhor Bounce Rate é a menor possível, mas ela não é a métrica definidora do sucesso!

Agora vamos focar nos visitantes novos que chegam pelos mecanismos de busca. Essa é a galera que você quer cativar, fidelizar e converter. Pra criar o conteúdo que vai chamar a atenção dos visitantes nos primeiros segundos da visita, você precisa ter em mente o conceito de “acima da dobra”, saber como as pessoas lêem na internet e fornecer o conteúdo que todos vão amar.

Acima da dobra

É um conceito usado na web para se referir à porção da página que é visível sem que o usuário faça scroll. O tamanho da tela varia muito entre os dispositivos, por isso não há uma definição de quantidade de pixels que definem a dobra. Além disso, muitos sites são responsivos e ajustam seu layout baseado no tamanho da tela do browser. A dobra não é estática.

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Um estudo feito em 2006 pelo mestre Jakob Nielsen mostrou que 77% dos visitantes de um site não chegam a rolar o scroll e, por isso, só vêem o que está acima da dobra. Existem outros estudos sobre isso e os dados confirmam: o lugar certo para as informações mais importantes são no topo da página. Agora você precisa entender como as pessoas percebem seu conteúdo.

O leitor na web escaneia as palavras

As pessoas raramente leem palavra por palavra. Em vez disso escaneiam a página, se atendo a elementos, frases ou palavras-chave separadas. Resultado disso? Devemos criar páginas enxutas e com texto escaneável. Separamos algumas dicas pra você criar o conteúdo escaneável de sucesso:

1. Destaque as palavras-chave. Tipografia, variações dela e cor servem para hierarquizar e destacar as partes principais da página.

2. Use subtítulos diretos. Num texto curto, você deve ser totalmente explicativo.

3. Faça listas. Você está gostando dessa lista? As pessoas adoram listas.

4. Exponha uma ideia por parágrafo. As pessoas abandonam a leitura quando as primeiras palavras do parágrafo não são significantes e o raciocínio é truncado.

5. Use o estilo da pirâmide invertida. Técnica de escrever onde as ideias mais importantes ficam no começo do texto.

Mais uma coisa pra você ter em mente: as pessoas costumam gastar mais tempo numa página quando confiam na fonte que assina aquele conteúdo.

Como construir sua credibilidade na web

Não é muito claro pro usuário quem está por trás da informação e se ele deve confiar numa página que visita pela primeira vez. Para evitar que ele abandone sua página você deve construir credibilidade nos primeiros momentos da visita.

Preze pela qualidade do conteúdo. Imagens, gráficos e texto devem ser bem articulados e manter a excelência. Links para outros sites mostram que o autor do conteúdo fez o dever de casa ao pesquisar e não tem medo de deixar os usuários visitarem outros sites.

Outra dica: evite a linguagem de marketing! O estilo de escrita marketeiro e sensacionalista, que predomina na web, acaba com a credibilidade pelo exagero. Pense nos usuários como pessoas ocupadas como você e que querem chegar direto ao ponto.

Agora você tem a atenção do seu visitante

Faça exercícios de revisão em páginas que já existem e verá que talvez você estava criando conteúdo de forma errada o tempo todo! Na maioria das vezes a alta Taxa de Rejeição está relacionada a problemas de conteúdo.

Seu site deve ajudar o visitante a achar o que quer e, se não precisar continuar navegando por ele, sair satisfeito. Simples assim.

Tem mais alguma dica valiosa que precisa compartilhar com o mundo? Coloca aqui nos comentários!