Com o Google Analytics conseguimos medir e monitorar o desempenho de um site. Oferecida gratuitamente pela Google, a ferramenta permite mensurar o número de visitantes do site e dizer de onde eles vieram.

Painel de controle do Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa para sites. Com ela conseguimos captar dados importantes para medir o desempenho do nosso trabalho no site, como número de acessos e origem de tráfego (de onde vem o visitante).

Os dados recolhidos pelo Google Analytics são transformados em relatórios. É com base nos relatórios que podemos traçar estratégias e nossas metas para nosso sucesso digital.

Principais métricas do Google Analytics

Já entendemos que o Google Analytics é importante para nosso site. Agora vamos dar uma olhadinha nos principais dados que a ferramenta nos fornece e a função de cada uma.

Tempo Real

Monitoramento das atividades dos visitantes conforme elas acontecem no site: quantas pessoas estão online, quais páginas estão sendo vistas, fontes do tráfego, localização geográfica dos visitantes.

Público-alvo

Visão geral com os principais parâmetros da ferramenta: número de sessões, usuários, visualizações de página, quantidade de páginas visualizadas por sessão, tempo médio de permanência, taxa de rejeição.

Aquisição

Fontes de tráfego do site: redes sociais, referências em outros sites, buscas no Google, direta ou por outros canais; Organic Search: quais palavras-chave originaram as visitas.

Comportamento

Identificação do fluxo de comportamento de usuários e análise das pesquisas internas efetuadas pelos usuários dentro do site em widgets de pesquisa.

Campanhas personalizadas

Agregar todos os visitantes vindo de vários canais diferentes por várias ações rolando paralelamente em uma campanha só.


O Google Analytics é a melhor ferramenta gratuita para medir acesso. Porém, é necessário saber o que precisa ser medido e o que fazer com fazer com os dados. Traçar uma estratégia digital é a chave do sucesso do seu negócio no ambiente digital.