Como estruturar uma pesquisa de UX

O UX design ocupa um papel muito importante no desenvolvimento de um produto digital, pois é com base nele que projetamos com foco na experiência do usuário.  E é com base na experiência do usuário que é possível planejar produtos ou serviços voltados para as expectativas e necessidades do público-alvo, e por isso o UX é usado não só no design mas também pelos profissionais de marketing.

Quando um projeto de design vai ser desenvolvido, uma das etapas é a pesquisa de UX. Embora não haja uma fórmula mágica para desenvolver uma boa pesquisa de UX, com algumas dicas já é possível desenvolver uma pesquisa de qualidade, ainda que não seja tão boa quanto a realizada por profissionais da área, como iremos explicar mais adiante.

Quais as principais etapas para uma boa pesquisa de UX?

Antes de tudo, devemos ter em mente que com um bom plano de pesquisa você pode definir o que você precisa aprender e qual o trajeto que deve percorrer para obter as respostas necessárias. Ter um projeto de pesquisa é fundamental para que o projeto seja iniciado e para determinar os objetivos da pesquisa. Nós separamos algumas dicas de como estruturar o projeto de pesquisa UX da melhor maneira possível.

  • Imersão 

Sem dúvidas, antes de colocar qualquer projeto no papel é necessário mergulhar no tema que será pesquisado. E nessa imersão devem ser estudados aspectos do usuário, como seu comportamento, mesmo que de forma superficial. Essa etapa é muito importante para a equipe, pois é quando ocorre o contato inicial com o assunto que será tema da pesquisa.

  • Crie um plano de pesquisa com base no Briefing

É com base no briefing que iremos conhecer mais sobre nosso público alvo, quais suas necessidades, expectativas e dores, que servirão como guia para que possamos estruturar o roteiro da pesquisa.

É importante que você coloque num papel esse plano, com o objetivo da pesquisa, a metodologia que será usada e com quais ferramentas você pretende trabalhar, o que você pretende encontrar como resultados para essa pesquisa, que é o target e, principalmente, um calendário para se organizar durante o processo de pesquisa.

  • Roteiro da pesquisa 

Depois de estruturar um bom plano de pesquisa, definindo o que deve ser feito, é necessário pensar com atenção na metodologia. Hoje, estão disponíveis diversos métodos para a pesquisa UX, e quem está realizando a pesquisa deve escolher de acordo com sua necessidade e com o objetivo do projeto. Os principais métodos de pesquisa são divididos em:

– Métodos para o estágio de descobertas: nesse estágio são necessários métodos para esclarecer o que ainda não se sabe sobre o tema. Os principais métodos para essa etapa são entrevistas (de campo ou com usuários), estudo de diário para entender as necessidades do usuário e entrevistas com Stakeholders (para entender as restrições do negócio).

– Métodos para o estágio de exploração: nesse estágio é onde exploramos o espaço do problema e o escopo do projeto, e para esse caso os principais métodos são análise competitiva, revisão do design, construção de personas, mapeamento de jornada, feedback e teste de protótipo.

– Métodos para o estágio de teste: essa etapa é usada para verificar e validar os projetos enquanto eles estão sendo desenvolvidos, e os principais métodos de pesquisa nesse caso são: teste de usabilidade, teste de benchmark (que avalia aspectos como o tempo de execução do aplicativo).

  • Formulários de pesquisa

O número e o tipo de perguntas realizadas vai depender diretamente das informações que você deseja obter, e preferencialmente essas questões devem ser agrupadas em seções, tornando a análise de dados mais prática. Além disso, é necessário prestar atenção na interação do usuário com o formulário, observando se ele teve alguma dificuldade e quais suas impressões com o formulário, pois isso também é importante para a sua pesquisa.

  • Entrevistas

Nessa parte os papéis se invertem: o usuário é quem conduz a discussão e o pesquisador apenas ouve e anota as informações necessárias para sua pesquisa. Nessa etapa você pode usar ferramentas que facilitem a coleta dos resultados da entrevista, como gravar as respostas do entrevistado (lembrando do termo de consentimento sempre).

  • Relatório com métricas efetivas

Uma parte importante e final da etapa da pesquisa é a parte da análise de dados, onde você pega todos os resultados coletados e organiza tudo, de acordo com o objetivo da pesquisa. Assim fica mais fácil criar um relatório com as métricas que você gerou, e criar a base para o seu projeto, como a criação de uma persona. Lembre-se de escolher métricas efetivas para o sucesso do projeto!

Embora com essas dicas você possa montar uma boa pesquisa de UX, ainda assim o processo é complexo e requer muito estudo na área. Por isso, muitas empresas buscam especialistas quando o assunto é UX Design. Se você quer conhecer mais sobre as técnicas de UX ou então quer ajuda de um time composto por especialistas na área, acesse a página da Homem Máquina e conheça mais sobre o nosso trabalho.

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