Trabalhando em equipe: Designers e Desenvolvedores

Separamos algumas dicas para melhorar o trabalho em equipe entre designers e desenvolvedores de um projeto e ajudar a tornar a dinâmica muito mais eficiente.

Você já ouviu falar em cultura da integração? Se não, se prepare para conhecer formas muito mais fáceis de trabalhar com equipes multidisciplinares, promovendo a colaboração e a troca constante entre os profissionais envolvidos nos projetos.

Uma equipe que trabalha unida e está alinhada com todas as metas e entregas, desenvolve projetos com mais agilidade, clareza e apresenta melhores resultados, ajudando no crescimento contínuo do desempenho a cada novo desafio. E para te ajudar a melhorar a colaboração entre equipes, nós separamos cinco princípios para o desenvolvimento de projetos de UX com times multidisciplinares.

Mantenha a mentalidade customer-centric para todas as etapas

O seu primeiro cliente deve ser o seu colaborador. Em times de designers e desenvolvedores, o trabalho deve ser feito de maneira a facilitar toda a recepção de informações, evitando ruídos e confusões entre as mensagens.

Com a mente de um designer, o ideal é que se tenha sempre as dores e necessidades dos clientes quando se desenvolve um projeto. Quando passamos isso para as equipes precisamos manter o mesmo hábito. Seguem algumas perguntas que podem ajudar:

  • Como e com quanta frequência minha equipe precisa ser atualizada? Como elas vão trocar informações e qual é a melhor forma para isso?
  • Quanto de detalhe é muito detalhe? E qual é o equilíbrio ideal entre informações escritas e visuais?
  • Qual é a forma mais eficiente para este grupo em questão desenvolver e absorver o formato de trabalho proposto para esse projeto, contemplando todas as metas e entregas?

Seja através de reuniões, uma pasta com toda a documentação ou a adoção de uma metodologia ágil, nós também devemos entender que a integração da equipe deve ser feita pensando na melhor maneira de envolver cada um dos indivíduos trabalhando nela.

Abrace as mudanças

Designers precisam ser flexíveis, desenvolvedores precisam saber se adaptar e todos nós temos que entender e abraçar mudanças que virão durante o processo.

São raras as vezes em que não precisamos adaptar/mudar o nosso workflow ou documentação de nosso projetos, então ter em mente que as mudanças virão e se manter atento para gargalos de eficiência é fundamental para ter uma equipe completamente integrada e trabalhando na mesma página.

O design nunca está finalizado

O design está em constante movimento e sempre pode ser melhorado, renovado, revisitado – isso é a magia e a dor da profissão, não é mesmo?

Quando trabalhamos com metodologias ágeis ou em cascata, o maior erro é assumir que o trabalho do designer termina assim que as telas do projeto estão prontas. O ideal é ter em mente que não podemos terminar nossos trabalhos em telas e sim trabalhar com a mentalidade de que devemos adaptar e renovar nosso design a partir dos desafios que aquele projeto em específico está apresentando.

Menos, porém melhor

Abraçar, entender e receber o MVP no lugar de se sentir frustrado toda vez que o gestor do projeto diminui ou corta recursos.

O ideal para os projetos é sempre entender que, com o caminhar das coisas, o gestor comece a priorizar certos recursos que são mais vitais para aquele projeto ou cliente. O pulo do gato, aqui, é transformar a diminuição de recursos em oportunidades interessantes de inovar dentro do projeto.

A paixão é contagiosa

Seja ela para o bem ou para o mal. Paixão pode deixar seus designer e desenvolvedores mais inquietos para chegar a soluções incríveis, mas ao mesmo tempo, pode deixá-los apegados ao que já foi apresentado, dificultando a etapa de refações.

Ao mesmo tempo, temos uma disparidade no envolvimento dentro de certos projetos, com designers sempre muito à frente desde o começo e os desenvolvedores sendo acionados em estágios mais avançados. Como gestor do projeto, o desafio é identificar isso o quanto antes para conseguir colocar todos os envolvidos no mesmo mindset.

Projetos são como um esporte de equipe: todos precisam estar envolvidos, estimulados e com a cabeça no mesmo objetivo para dar certo. Com o crescimento de equipes remotas e equipes de projetos digitais, nós sempre esbarramos em desafios novos, seja pela complexidade do projeto, seja pela equipe. Então precisamos saber que, não importa a sua entrega, o maior fator de sucesso para que ela seja bem feita, é ter uma equipe bem alinhada.

Ferramentas para o dia-a-dia

Por último, mas não menos importante: ferramentas! Existem diversas ferramentas usadas por designers UX que podem facilitar o dia-a-dia e fluxo de um projeto. Listamos abaixo algumas delas para ajudar a equipe em todas as etapas:

Essa ferramenta de prototipagem entra na lista das mais completas no mercado -e das mais queridinhas também-, permitindo criar wireframes, protótipos e UI design; tudo de forma colaborativa. Com sua interface amigável e curva de aprendizagem intuitiva, o programa pode ser dominado mesmo por iniciantes.

A solução para organizar e versionar arquivos Sketch. Para projetos de desing system, a ferramenta facilita a distribuição e documentação com o time; uma das vantagens é a possibilidade de várias pessoas trabalharem nos mesmos arquivos ao mesmo tempo, sem comprometer o projeto.

Plugin mais conhecido para o Sketch. É utilizado para trabalhos colaborativos entre designers e desenvolvedores. Essa ferramenta facilita a comunicação entre os times e permite que os usuários deixem feedbacks sobre os projetos.

Ferramenta de comunicação interna e alinhamento entre equipes. Nela os usuários e equipes trabalham em canais, local onde mensagens e arquivos sobre cada projeto ficam centralizados.

Programa para controle de tarefas e gerenciamento de projetos. O monday conta com diversos recursos, mas a premissa principal é que a ferramenta permite reunir e exibir dados de progresso de maneira lógica e compreensível, assim todos os membros da equipe conseguem acompanhar os projetos e as tarefas comuns.

Você tem um projeto e precisa de ajuda? A nossa equipe de especialistas está aqui para falar com você. Clique aqui e vamos conversar (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital Conheça melhor a Homem Máquina