Como Publicar um app na Play Store do Google?

O desenvolvimento e lançamento de um app é geralmente uma experiência complexa e interdisciplinar. Depois de inúmeras conversas, levantamento de funcionalidades e viabilidade técnica, reuniões com times técnicos e muitas horas de trabalho de um time de desenvolvimento e design geralmente se tem uma primeira versão do produto digital.

Como cadastrar novos aplicativos na Google Play
Google Play, a loja de aplicativos e jogos oficial para dispositivos Android

Com essa versão desenvolvida a etapa seguinte, antes da promoção, é a distribuição; feita principalmente pelas lojas de aplicativo, como Google Play e App Store da Apple, existem passos de cadastro e adequação que precisam ser feitos (uma pequena e necessária burocracia).

Como publicar um aplicativo no Google Play?

A Google Play é hoje a forma mais usada para downloads de aplicativos no Brasil. Entre usuários de iPhone e Android, estima-se que o sistema operacional do Google tenha mais de 60% de market share.

Market Share iPhone e Android
Estimativa de quota de mercado dos sistemas operacionais Android e iOS; pesquisa pela empresa de tecnologia DeviceAtlas

Distribuir seu aplicativo no Google Play é essencial para ter uma presença consistente entre usuários brasileiros. Quanto mais rápido seu produto ou serviço estiver em contato com o público, mais cedo você receberá feedbacks reais, que vão ser decisivos para o sucesso do seu app a médio e longo prazo.

Cadastrar um novo aplicativo na Google Play é um processo acessível e rápido. Veja como publicar seu app na loja da Google nesse tutorial que preparamos, com base na nossa experiência no cadastro e lançamento de aplicativos desenvolvidos para nossos clientes. Vamos lá!

1. Crie uma conta no Google Play Console

O primeiro passo é criar uma conta de desenvolvedor do Google que custa $25 USD como taxa de registro. O cadastro pode ser feito por pessoas (não só desenvolvedores) e empresas.

Como fazer cadastro de desenvolvedor na Google Play
Página de cadastro no Google Play Console. Lá você será instruído para completar o fluxo.

No Google Play Console você encontrará os requisitos e ferramentas necessárias para enviar seu app nos moldes do Google Play. Você deverá fazer login com uma conta Google; é recomendado que empresas criem uma conta separada para usar esse serviço.

Leia e concorde com o contrato de distribuição do desenvolvedor do Google Play e ao aceitar pague a taxa de registro; para isso, tenha em mãos um cartão de crédito internacional. Confira também a cobertura do serviço de distribuição e da conta de comerciante; no Brasil esses serviços da Google não encontram restrições, mas cada país é um caso.

2. Vincule sua conta de desenvolvedor à conta de comerciante

Se você pretende vender seu app na loja do Google; ou se seu app permite transações internas (in-app) e assinaturas, será necessário configurar uma conta de comerciante da Google Wallet com o Play Console.

Suporte pagamentos Google Play e Merchant
Confira as regiões com suporte à distribuição e transações da Google Play, assim como as taxas de imposto de cada país
  1. Primeiro, faça login em seu Console do desenvolvedor do Google Play.
  2. Clique na guia Relatórios financeiros na barra de navegação esquerda.
  3. Selecione Configurar uma conta do comerciante agora.

Nota: não tem como voltar atrás nesse passo. Vincular essas duas contas é definitivo. Caso precise voltar atrás, a única forma é criar uma nova conta, pagando novamente a taxa de U$25 do Google Console.

Agora você estará pronto para definir o preço de seus Apps no Google Play! O Google dá suporte total à moeda brasileira e já está de acordo com as políticas de impostos daqui; é possível configurar, verificar e alterar taxas e alíquotas de impostos na sessão Imposto sobre Vendas em seu perfil de pagamentos.

3. Detalhes da ficha do app

Realizados os cadastros iniciais e necessários, entramos na etapa de cadastro de informações de um aplicativo. Quanto mais completa essa etapa melhor – são informações que vão aparecer na loja quando usada pelo seu público real na página do seu aplicativo da loja.

Google Play Listings
Descrição, imagens e detalhes do aplicativo na Google Play. Essas informações devem incentivar o download e melhorar a encontrabilidade do app.

Essas informações que devem descrever funcionalidades e tornar o produto mais atrativo, aumentando as chances de download. Texto do título, descrições e categorização também têm um papel importante na forma como um app será encontrado na loja (SEO para app Store)

  • Detalhes do produtoCampo de Título (até 50 caracteres), Descrição Curta (até 80 caracteres) e Descrição Completa. Use palavras-chave relevantes, que estejam de acordo com as features oferecidas; evite texto promocional e spam.
  • Recursos gráficos – Imagens (screenshots), vídeos e ícone. Devem trazer exemplos de uso de funcionalidades principais. Atenção na resolução dos arquivos enviados; veja outras diretrizes para envio de mídia.
  • Idioma e traduções – para aplicativos multi idiomas, cadastre as línguas oferecidas como um detalhe que será exibido na ficha do app na loja. Caso não existam traduções feitas sob medida, é possível fazê-lo de forma automática com serviços do Google.
  • Categorização – tipo e categoria de seu aplicativo. Selecione o mais adequado em uma lista pré-definida.
  • Detalhes de contato – email (obrigatório), endereço do site, número de telefone e qualquer outro meio para oferecer suporte aos usuários.
  • Política de privacidade – seu app provavelmente faz uso de informação sensível e particular dos usuários – seja por uma funcionalidade nativa ou integração de terceiros. A política de privacidade e uso deve mostrar como esses dados são coletados e monitorados.

Após preencher essas informações de seu aplicativo, clique em “Salvar Rascunho” e avance. Seu app já é considerado criado. É possível editar ou preencher informações desse app mais tarde.

4. Upload de APK e a primeira versão

Depois de cadastrar informações pessoais e detalhes para a ficha do aplicativo, é hora de enviar o arquivo da versão que será publicada. O APK (Android Package Kit) é o formato de arquivo usado pelos sistemas operacionais Android na distribuição e instalação e contém todos os elementos necessários para que um app funcione corretamente no dispositivo final.

Na etapa anterior você criou o app dentro do Google Play Console; agora vamos criar a versão na sessão Gerenciamento de Versão.

Escolha o tipo de release desejado entre teste interno, teste fechado, teste aberto ou versão de produção. Os testes são indicados para os primeiros usos, onde sera verificada a integridade do produto digital em dispositivos de uso reais.

A versão de produção é a que será acessada pelo usuário final e por isso deve estar livre de erros e bugs. Assim que selecionar as opções, clique em “Criar Versão”; na tela seguinte, selecione o APK para upload e nomeie a versão, inserindo notas técnicas pertinentes e que diferenciem uma versão de sua anterior.

Como enviar APK Google Play
Tela de envio do APK no Google Play

5. App publicado na loja

Por fim, selecione a classificação do conteúdo, preço e disponibilidade por região, de acordo com sua estratégia de monetização e penetração de mercado. Revise todas as informações inseridas nas etapas anteriores, certificando-se que tenham um marcador verde ao lado deles.

Vá para a sessão Gerenciamento de versão e clique em “Revisar e publicar”. Nessa tela serão exibidos avisos de pontos que podem impedir a publicação. Confirme o lançamento – isso fará com que seu aplicativo ou jogo seja publicado na Google Play.

Parabéns! Seu aplicativo está publicado 🙂

A partir o primeiro download, seu aplicativo entrará em contato com usuários reais e as métricas de uso podem te ajudar a deixar esse produto digital cada vez mais relevante.

Quanto mais ricas as informações inseridas nas fichas e mais usuários ativos, menores são as chances de um app ser retirado da loja. Lembre-se que a médio e longo prazo seu aplicativo vai precisar de manutenção.

Dúvidas frequentes sobre publicação de jogos e aplicativos na Google Play:

Tenha desenvolvedores sempre do lado para atualizações importantes e adição de funcionalidades. Podemos te ajudar na criação de uma primeira versão inteligente (MVP) ou uma segunda versão feita para resultados.

Mande uma mensagem pra gente! Podemos te ajudar com consultorias pontuais de UX ou redesigns completos para seu produto 🙂

10 comentários em “Como Publicar um app na Play Store do Google?

  1. Ernani R Schettini disse:

    Lembrando ainda que ao criar a minha conta de comerciante, a Google não me pediu informações bancárias. Fiquei na dúvida de como vão repassar esses valores pra mim. Desde já, muito obrigado.

  2. robinson disse:

    Mesmo que seja um jogo gratuito que somente oferece compras ainda preciso vincular a conta de desenvolvedor a de comerciante? E quanto aos impostos, o que devo pagar ao leão? Existe um faturamento mínimo para declarar imposto de renda? Estou desenvolvendo um jogo sozinho, está na metade do caminho e gostaria de tirar essas dúvidas.

  3. Diogo disse:

    Olá, sou novo nesse ramo e vocês saberiam como fica pra lucrar com propaganda com app gratuitos? Se eu deveria criar uma conta como a de comerciante e o google seria intermediário ou se a negociação é direto comigo. Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?

Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital

Conheça melhor a Homem Máquina