Design Thinking

Design Thinking é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.

Como uma abordagem, é considerada a capacidade para combinar empatia em um contexto de um problema, de forma a colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto; criatividade para geração de soluções e razão para analisar e adaptar as soluções para o contexto.

  1. Imersão: A equipe identifica e se aproxima de todos os contextos de um problema – tanto do ponto de vista do negócio quanto das pessoas que irão usar o serviço. A imersão permite o entendimento de necessidades e oportunidades que guiarão a geração de soluções etapas seguintes.
  2. Ideação: A equipe cria workshops de co-criação e usam ferramentas para estimular a criatividade e construir soluções que estejam de acordo com o contexto do problema abordado.
  3. Prototipação: As ideias geradas precisam ser validadas e são criadas formas de tangibilizar a ideia, passando-a do campo das ideias para o campo físico por meio de uma representação, um protótipo.
  4. Implantação: Depois de testar as ideias prototipadas, as melhores e que se adequarem melhor às necessidades do negócio e dos clientes são aperfeiçoados para serem implementados.

dt

Assim como em engenharia ou no design contemporâneo, o design thinking tem visto sua influência crescer entre diversas disciplinas na atualidade, como uma forma de abordar e solucionar problemas em diversos tipos de processos.