Gamificação

É a utilização de mecânicas de jogos no design de interfaces e serviços para enriquecer contextos e aumentar engajamento.

Gamificação, do inglês Gamification, é a prática de aplicar mecânicas de jogos em interfaces e negócios. O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade das pessoas e, além dos desafios propostos nos jogos, na Gamification as recompensas também são itens cruciais para o sucesso. Embora não seja necessário criar um jogo em si, a prática tem ganhado muito espaço na sociedade, e vem sido inserida até em aplicativos e livros. Dentre os objetivos da ludificação podemos destacar:

  1. Tornar a tecnologia mais atraente
  2. Estimular os usuários a se engajarem com comportamentos desejados
  3. Mostrar um caminho para o domínio e autonomia
  4. Ajudar a resolver problemas sem ser uma distração

Usamos essa técnica para encorajar usuários a concluir tarefas que elas poderiam considerar chatas, como completar formulários, fazer compras ou usar algum serviço.

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Processos gamificados são uma abordagem necessária hoje e aumentam comprovadamente as métricas de um negócio como o envolvimento dos usuários, retorno sobre investimento, qualidade de dados, prazos ou tempo de aprendizagem.