Cultura de Desenvolvimento Ágil

É uma abordagem ágil de desenvolvimento de software que permite entregas rápidas e de constante colaboração com o cliente.

Antes de mais nada, é preciso entender que o manifesto ágil é um tipo de embasamento filosófico voltado para as metodologias aceleradas e, ao passo que foram baseados em diferentes princípios e valores, muitas outras foram criadas para atender essa demanda, incluindo a Kanban, o Scrum e o Extreme Programming (XP).

Em síntese, trata-se de uma abordagem ágil de desenvolvimento de software que permite entregas rápidas e de constante colaboração com o cliente. Para tal, trabalhamos em projetos de ciclos curtos e de desenvolvimento intensivo. Gerenciando o projeto com comunicação aberta entre todos os interessados.

Consequentemente, conseguimos fazer com que o produto evolua de forma rápida e na melhor direção possível visando atender a demanda de cada cliente e empresa de maneira satisfatória e eficaz, lembrando que a metodologia ágil se encontra no meio termo entre o livre e o rígido.

A metodologia de desenvolvimento ágil está na cultura da Homem Máquina.

Depois de ter conhecimento sobre os valores do manifesto ágil, a equipe está apta para usar algumas metodologias do desenvolvimento para seguir em seu cotidiano. Nesse sentido, acreditamos que devemos confiar nas pessoas e sua capacidade de colaboração mais do que em processos que engessam o trabalho.

Realizamos trabalhos em ciclos curtos de desenvolvimento que priorizam a resposta rápida do negócio. Não colocamos pressão de uma gerência pesada e rígida, que impõe o que deve ou não ser feito, a flexibilidade deve estar presente juntamente com a competência de cada um.

Todos os funcionários que fazem parte da equipe são incentivados a aprender ao longo do trabalho e a tomar decisões que melhor representem o consenso e o resultado final do negócio, resultando em um trabalho bem feito e coerente com cada demanda específica.

Manifesto do desenvolvimento ágil

O manifesto do desenvolvimento ágil de software foi desenvolvido no ano de 2001 por uma equipe de 17 desenvolvedores. Dessa forma, é realizado o agrupamento e aprimoramento de diferentes conceitos da metodologia do desenvolvimento ágil sobre o manifesto.

Este manifesto é constituído por princípios e valores que devem ser mantidos no cotidiano da empresa. Dentre eles, encontra-se os seguintes destaques na Homem Máquina:

  • Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor;
  • Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas;
  • Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, de preferência em ciclos mais curtos;
  • Colocamos pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores trabalhando juntos diariamente e durante todo o curso do projeto;
  • Construímos projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário e confiamos que farão seu trabalho;
  • Transmitimos informações através de conversas rápidas e cara a cara;
  • Software funcional é o nosso índice mais importante de progresso;
  • Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os interessados, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter a mesma velocidade de desenvolvimento em períodos constantes;
  • Temos contínua atenção à excelência técnica e bom design;
  • Simplicidade. Maximizamos ao máximo a quantidade de trabalho que não precisa ser feito;
  • Sabemos que melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis;
  • Em intervalos semanais, o time conversa e reflete como o projeto pode ficar mais efetivo, então, nos ajustamos e otimizamos nosso comportamento.

Além disso, existem outros pontos cruciais que são priorizados no nosso processo de desenvolvimento de software. Entre eles, nossa equipe prioriza as seguintes questões:

  • Mais Pessoas e interações, menos processos e ferramentas;
  • Mais Software em funcionamento, menos trabalho de documentação abrangente;
  • Mais Colaboração com o cliente, menos burocracia;
  • Mais Evolução reativa, menos acompanhamento de um plano imutável.

Em conclusão, é preciso sempre salientar que os princípios incluídos por trás dos valores de nossa empresa são sempre mantidos no processo de desenvolvimento dos softwares, já que, dessa forma, é possível realizar um trabalho bem feito, competente e que cumpra com o esperado.

Somos um time trabalhando diariamente
para melhorar a relação entre pessoas,
negócios e tecnologia.

Nossa História

A Homem Máquina começou em 2010 como uma das primeiras consultorias de UX Design e Usabilidade no Rio de Janeiro com objetivo de ajudar agências e empresas de todos os tamanhos a criar produtos mais assertivos e fáceis de usar.

Fale com a gente