15 Ferramentas de SEO para sua estratégia de marketing

As ferramentas de Search Engine Optimization (o famoso SEO) são ótimas aliadas das estratégias de marketing, além de auxiliarem no aumento do tráfego orgânico do sites. Hoje, diversas ferramentas de SEO estão disponíveis de forma gratuita, sendo usadas para otimizar o site da empresa e também para destacá-la nos mecanismos de busca quando o usuário faz uma pesquisa relacionada com o tema.

Nós separamos algumas das melhores ferramentas gratuitas de SEO, para que você possa implementar na sua estratégia de forma segura e eficaz.

Ferramentas de SEO completas

  • MOZ: essa ferramenta é uma precursora para definir métricas, fazendo a comparação entre diferentes domínios. Também vale a pena conhecer o MozBar, um plugin dessa ferramenta que permite analisar a estrutura interna de um site.
  • SEMRush: o SEMrush se destaca pois, além de mostrar o volume de buscas por uma palavra chave, ela também mostra o custo por clique (CPC). Ela pode ser combinada com outras ferramentas para uma análise mais direcionada das estratégias da empresa.
  • Ahrefs: ferramenta indicada para os profissionais que têm mais experiência na área de SEO, pois ela possui uma alta capacidade de precisão. A Ahrefs possui um diferencial que é o “Link Intersect”; com esse recurso é possível definir quais as estratégias principais que podem ser usadas para alcançar os sites que apontam links para os seus concorrentes.

Ferramentas para pesquisa de palavra-chave

  • Keyword Planner: essa ferramenta é usada para buscar as palavras chaves da área do seu site, além de gerar palavras chaves mais direcionadas para o seu conteúdo.
  • Answer the public: a ferramenta auxilia na criação de conteúdos para o site. Com ela você consegue buscar as principais perguntas feitas com relação ao tema chave do assunto em questão.
  • Google trends: também usada para auxiliar na criação de conteúdos, essa ferramenta permite que a equipe conheça as principais tendências da  área que deseja abordar em seu site.

Ferramentas para análise de SEO

  • Google Analytics: uma das mais completas e intuitivas ferramentas que existem. Ela pode ser utilizada por todos, desde iniciantes até os mais experientes a respeito das técnicas de SEO. O Google Analytics é uma ferramenta tão completa que te permite saber até mesmo a localização de seus clientes e quais os canais que mais estão gerando potenciais clientes para a empresa, ajudando você e sua equipe a investirem corretamente nos canais com maior tráfego online.
  • Google Search Console: a ferramenta do Google funciona como um complemento ao Google Analytics, e além disso ela também é usada para determinar quais as consultas realizadas e quais as palavras chaves direcionadas para o seu conteúdo. Também otimiza os sites e os conteúdos criados.
  • Bing Webmasters tools: similar a ferramenta Google Search console, mas ao invés de ser aplicada ao google, ela é aplicada ao Bin (o segundo maior site de buscas do mundo), realizando diversas funções além da análise do SEO.
  • Yoast: essa ferramenta é indicada para os iniciantes na área do SEO, pois é simples e intuitiva de ser usada, e permite analisar quais os aspectos principais para um bom ranqueamento. Com ela também é possível ver como está a aparência do site e do conteúdo quando aparece nos resultados de pesquisa do Google, com a visão de um cliente sobre o site.
  • Web Developer:  o grande diferencial aqui é que você não visualiza apenas como o site aparece, como o Yoast, mas também é possível testar esse site antes dele chegar ao cliente, para que a equipe de marketing possa alterar possíveis erros do site e otimizá-lo.
  • Pagespeed insights: essa ferramenta analisa o desempenho do site em dispositivos móveis e em desktop, verificando a usabilidade e a funcionalidade do site. A maioria das compras online, por exemplo, é realizada através de dispositivos móveis, mas nem sempre o site que tem um bom desempenho em um desktop tem um bom desempenho em dispositivos móveis. Essa ferramenta faz essa diferenciação e assim a equipe pode corrigir possíveis erros.
  • Supermatric datagraber: com essa ferramenta é possível analisar métricas em diversas plataformas, como no excel e Google Analytics.
  • Pingdom: ferramenta usada para passar de forma detalhada como está o desempenho da página selecionada, mostrando quanto tempo a página demora para carregar, o tamanho da imagem,  e outras informações importantes para verificar a usabilidade de um site.
  • Sitechecker: parecida com a Pingdom, pois basta inserir a URL do site que deseja analisar e a ferramenta irá gerar um relatório com os possíveis problemas que podem estar afetando o seu site e conteúdo, como a velocidade de carregamento do site.

Importância do SEO 

Estratégias de SEO são extremamente importantes para a saúde de uma empresa no digital. Mesmo com essas ferramentas listadas acima, para uma análise e desenvolvimento de estratégias mais específicas para o SEO é necessário uma equipe especializada nessa área, e focada em marketing digital.

Nem sempre é possível montar uma equipe especializada na área de marketing digital dentro da empresa, e nesse caso a empresa pode optar por contratar especialistas na área. Se esse é o seu caso, conheça mais sobre a Homem Máquina e nossos serviços.

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