5 maneiras de testar a viabilidade de um produto digital

Você já parou para pensar se há como testar um produto digital? Uma prática cada vez mais difundida no Brasil é o chamado MVP (Minimum Viable Product). Por meio de um produto simplificado e enxuto, é possível saber se o projeto será bem-sucedido com uma exposição controlada ao mercado.

imagem com duas folhas de papel, uma amassada, passando a ideia de um projeto descartado e um em formato de avião de papel, como se o projeto fosse deslanchar
Photo by Matt Ridley on Unsplash

Investir recursos para conseguir essa métrica é muito importante em qualquer projeto. De fato, é comum empreendedores acreditarem que seu produto vai mudar o mundo e, quando finalmente lançado no mercado, notam que estavam enganados. A ideia principal do MVP é a validação do produto pelo mercado. Vamos entender melhor este tema.

O que é MVP?

O MVP é uma versão simplificada de seu produto, como dito anteriormente, mas que já é funcional e agrega valor. Assim ficará evidente para seu público-alvo o quanto aquele produto é interessante para ele.

Quando essa versão for lançada para estudo de viabilidade, muitos problemas que passaram despercebidos na idealização do projeto virão à tona, o que exigirá mudanças fundamentais. Dessa forma, ao invés de sofrer as consequências de um produto rejeitado – como seria sem o MVP -, você está mais próximo do produto ideal para o mercado. Essa é a receita de como criar um produto viável: dê ao cliente o que ele quer.

Em resumo, o MVP é um jeito barato e seguro de testar sua ideia sem que grandes perdas ocorram. Além disso, ele serve como parâmetro para melhorias em seu produto, tornando-o irresistível para os consumidores.

Como validar um produto digital?

Saber como testar um produto digital é muito importante para a gestão de produtos digitais. Para te ajudar nessa tarefa preparamos uma lista com 5 maneiras de testar a viabilidade do seu produto digital. Confira!

Imagem ilustrativa de um teste de viabilidade de produto digital
Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

1. Entrevistar clientes

Não existe nada melhor para o desenvolvimento de um produto do que conversar diretamente com quem vai fazer uso dele. Essa é a ideia por trás de entrevistas com clientes. Com apenas uma conversa de 10 minutos, ou até mesmo por formulários descontraídos, é possível coletar informações valiosas e agregar ainda mais valor ao seu produto final.

2. Landing pages

Uma forma extraordinária de validar seu produto digital é por meio de uma Landing page. As famosas LP’s são utilizadas para coletar e-mails de leads, mas podem ser modificadas para testar um produto em desenvolvimento diretamente no mercado real.

Só para exemplificar: vamos supor que sua empresa pretende lançar um produto digital, mas não tem certeza sobre o quanto cobrar por ele. Uma ótima ideia é lançar uma LP com todas as informações do produto e um preço sugerido. Por meio de estatísticas da própria LP é possível mensurar quantitativamente a validação do produto.

Também pode-se usar a LP para realizar testes A/B, onde são alterados os preços e até atributos do próprio produto. O ideal é testar várias combinações diferentes até fazer algum progresso.

3. Crowdfunding

Já imaginou coletar informações importantes do mercado, testar seu produto digital e ainda conseguir uma quantia em dinheiro para continuar com o projeto? Tudo isso é possível por meio de sites de Crowdfunding. Se o seu produto for realmente uma necessidade do mercado atual, ser bem-sucedido em sua campanha de Crowdfunding não vai ser problema.

4. Vídeos demonstrativos

Um vídeo explicando como seu produto digital funciona, expondo detalhes importantes e fazendo seu uso é uma ótima forma para expor sua ideia ao mercado. Um produto digital que usou essa estratégia foi o Dropbox. Sem nem sequer possui o produto finalizado e com um vídeo de apenas 3 minutos, foram coletadas mais de 70 mil assinaturas em apenas um dia.

5. Páginas de Pre-order

Para finalizar, uma ótima maneira de testar a viabilidade de seu produto digital é pelo uso de uma página de pre-order. Vários produtos de sucesso começaram dessa forma. Quando um produto em pre-order recebe muitos pedidos, fica evidente a validação pelo mercado. Imagina só vender um produto que ainda nem existe. Genial, não é mesmo?

Para garantir que seu produto será bem aceito pelo mercado, o ideal é fazer uma combinação de testes, sendo possível usar páginas de pre-order, LP e qualquer outra estratégia que julgar necessário.

Se estiver tendo problemas nessa etapa, não exite em entrar em contato com a nossa equipe (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina