5 personas que toda equipe de design deve ter

Montar uma boa equipe de design é um processo que demanda tempo e muito empenho. As vezes uma equipe com diversos profissionais bons é desconexa, com ideias que não conversam entre si, dificultando o importante trabalho em equipe que o time de design é responsável por realizar. Há perfis de pessoas que se adequam mais com equipes de design, e há perfis que são imprescindíveis para uma equipe bem estruturada e conectada. Mas antes de falar sobre essas personas, vamos ilustrar a situação de uma equipe ideal.

Conta a lenda que, há milhares de anos, ainda na Grécia Antiga, morava um ambicioso rapaz chamado Jason. Jason tinha uma pequena empresa na área da tecnologia, que prometia uma promissora evolução tecnológica, mas que precisava de algo a mais para fazer isso acontecer. Pensando nisso, Jason decidiu criar e projetar um sistema de design chamado Argo. O Argo foi criado para guiar a prometida evolução tecnológica, mas precisava de uma equipe de design com diversas skills para ajuda-lo nessa empreitada.

Jason então decidiu visitar seu amigo Chiron, um treinador de liderança e figura muito conhecida na época. Durante a conversa, Chiron afirmou que se uma equipe de design busca apenas por criatividade e acha que isso é tudo, essa equipe é limitada. Chiron também mostrou ao amigo que ele precisava de uma equipe com integrantes de diferentes personalidades. Pessoas distintas, com emoções singulares, mas ao mesmo tempo capazes de se completar. Uma equipe que se conecta e se completa, tem diferentes modos de pensar, podendo abordar as mais variadas facetas do design, e não apenas a criatividade.

Para garantir que ele estava escolhendo as pessoas certas, Jason então definiu 5 personas de design essenciais para formar uma boa equipe:

O Guia

Guias são designers com fortes habilidades de gerenciamento e também os principais responsáveis por guiar a equipe com confiança e sabedoria. Eles  são capazes de buscar e explorar dados importantes para os consumidores, com uma visão do ponto de vista do cliente. Não gostam de superficialidade e de projetos sem embasamento, pois enxergam isso como falta de foco e de comprometimento da equipe.

Gostam: dados concretos

Não gostam: superficialidade

Característica marcante: confiança

A Heroína do Design

Como o próprio nome sugere, ela é caracterizada por ser uma pessoa com um talento notável, que se destaca por sua criatividade dentro da equipe. Seu talento torna-se contagiante, pois seu gosto por criar é muito aparente e torna-se até mesmo carismático. Entretanto, essa heroína pode não pensar de maneira palpável, com ideias aplicáveis ao dia a dia.

Gostam: criar

Não gostam: ficar muito tempo na mesma criação

Característica marcante: carisma

O Artesão

Responsável por tirar as ideias e a criatividade do papel e passa-las para a realidade, de forma executável. Ele molda sua imaginação para que ela possa ser útil, enxerga o design como um ofício com objetivos a serem cumpridos. Diferente da Heroína do Design, ele é mais introspectivo e não gosta de expor tanto suas ideias e criatividade.

Gostam: ser cada vez melhor

Não gostamincompetência

Característica marcante: modéstia

O Estudioso

Tido como o responsável por anotar todas as ideias que saem do papel, todos os projetos idealizados pela equipe e principalmente como eles seram elaborados. Esse personagem também é responsável por documentar tudo que é efeito, transformando a arte amadora em profissional. Ele não gosta de improvisos, e seu pensamento principal é “Como você pode enfrentar futuros desafios se não tiver se planejado e criado estratégias?”

Gostam: ordem

Não gostamimprovisos

Característica marcante: precisão

A Tamada

Persona que traz vida para os designs. Ela considera que somos seres humanos e não máquinas, e assim direciona os projetos para o que realmente somos. Ela também é o centro de união da equipe, pois considera o bordão “Um por todos e todos por um”, pregando empatia, respeito e igualdade. Sua aura empática protege os companheiros de equipe em inevitáveis ​​turbulências de personalidade, projeto ou processo. A Tamada é o espírito da equipe.

Gostam: trabalho em equipe

Não gostampoliticagem

Característica marcante: senso de humor

Conclusão

O que parece apenas uma história infantil, se trata de uma aplicação da realidade, em que a equipe de design deve ser composta por pessoas com diferentes personalidades, mas interligadas por um objetivo comum. As personas de design representadas aqui no texto mostram o dia a dia de uma equipe de design, com várias ideias, formas de pensar, mas que sempre se completam para que o melhor conteúdo seja criado.

Leads são os supervisores e gerentes, responsáveis por coordenar a equipe com pulso firme , mas também empatia e confiança. Ele deve fazer com que seus colegas de equipe o respeitem e não o temam, sempre disposto a mostrar o melhor caminho. A heroína do design representa a alma brilhante da equipe, que se destaca por ter diversas ideias, sempre disposta a começar um novo projeto da melhor maneira possível e da forma mais criativa do mundo.

O artesão é o membro da equipe responsável por lapidar as ideias que chegam até a equipe. É de sua responsabilidade ser bombardeado com informações, mas saber distinguir quais podem ser aplicadas no dia a dia e quais não são palpáveis e práticas. O estudioso é responsável por documentar tudo que é feito, analisar os projetos, sempre buscando a melhor opção para a empresa, evitando possíveis imprevistos e preparado para dar suporte para os membros da equipe.

Por fim, a Tamada é a responsável por instigar a criatividade na equipe, criando um elo com seus colegas, sempre disposta a ajudar quando necessário, relembrando que o design é direcionado para pessoas e que devemos pensar nelas e não em máquinas e sistemas, mas na complexidade de cada indivíduo.

Tradução livre do artigo publicado originalmente no UX Collective. Para ler o artigo original clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina