Algoritmo Google: atualização reforça usabilidade no SEO

O novo algoritmo do Google foi anunciado em maio de 2020 e traz algumas novidades. Com as modificações, os usuários irão receber conteúdos mais adequados às buscas que fizerem.

Com essas alterações, um fator vai ser de peso para o Google: a experiência na página de destino. O buscador está cada vez mais interessado em páginas rápidas e sem bugs, além de entregar a melhor resposta para o usuário.

Uma atualização de algoritmo de experiência na página foi feita, na qual a  usabilidade entrou em cena. Na verdade, o Google já trabalhava com esse conceito, mas ele será especialmente requerido pelo buscador agora.

Para saber mais sobre as novidades, continue lendo!

Atualizações: algoritmo Google muda periodicamente

O SEO é uma prática de extremo valor para o Marketing Digital, mas, para conseguir um bom posicionamento nos resultados das buscas, é importante ficar antenado no algoritmo Google. Cada mudança algoritmo Google pode impactar diretamente em seu ranqueamento, seja para melhorar ou piorar sua classificação.

Uma das dificuldades em acompanhar as tendências é a periodicidade em que o Google muda. De fato, ele está sempre sendo aperfeiçoado e passando por atualizações, mas uma coisa nunca foi alterada: sua função é responder o usuário da melhor forma possível!

Para que isso seja feito, ele vasculha toda a internet em busca de uma resposta e, por fim, apresenta ao usuário seu ranqueamento. Dessa forma, deve-se responder às perguntas dos usuários da melhor forma que puder para

Vale ressaltar que as exigências aumentam a cada nova atualização, tornando as respostas do Google cada vez mais eficientes. Nesse sentido, é importante atualizar seu conteúdo de acordo com as novas regras para não perder pontos. Essa tarefa nem sempre é fácil.

Agora vamos ver como a usabilidade é importante para seu ranqueamento.

A usabilidade é muito importante para seu conteúdo

Houve uma mudança algoritmo de experiência na página e a usabilidade se tornou de grande importância no ranqueamento. O algoritmo Google está privilegiando páginas claras, simples de entender e que não demandem grande esforço mental  por parte do usuário.

 

Exemplo de usabilidade apresentado pelo próprio Google. Fonte: thinkwithgoogle.com

 

É possível entender o que é usabilidade para o algoritmo Google pela figura acima: no celular da esquerda, não está claro o que cada botão faz e por isso pode confundir o usuário; já no celular da direita, os textos esclarecem a funcionalidade de cada botão. Essa ideia deve ser aplicada em seu site também!

Devemos atualizar o conteúdo para ajudar no SEO

A mudança algoritmo de experiência na página pode   para seus conteúdos antigos. Caso os devidos ajustes não sejam feitos, é possível perder ranqueamento dessas páginas do seu site.

Além disso, o Google beneficia conteúdos que passam por atualizações, principalmente depois de atualizações no próprio algoritmo.

Você deve lembrar que tudo está em constante transformação e, por isso, um texto escrito há 3 anos, por exemplo, pode não satisfazer a necessidade dos usuários de hoje. Dessa forma, melhorar o conteúdo, além de preservar o que já possui, aumenta ainda mais sua autoridade no assunto.

Esse é o principal motivo de grandes empresas investirem em conteúdo e na sua manutenção: é possível se beneficiar muito com pequenos incrementos e ajustes em textos antigos.

Veja agora alguns métodos para não perder atualizações do algoritmo Google.

Métodos para acompanhar as atualizações

É estimada uma atualização do algoritmo do Google importante a cada ano. No entanto, o algoritmo é atualizado com bastante frequência, mas, em geral, se tratam de mudanças menores e de baixo impacto.

A melhor forma de ficar por dentro das novidades é acompanhando as publicações do Google SearchLiaison no Twitter. Lá é possível ver todas as novidades liberadas para o público, facilitando muito na hora de trabalhar o SEO do seu site.

Além disso, existem mecanismos para medir o desempenho de seu site, como  o Teste de Performance. Nessa ferramenta, é possível testar o quão rápido suas páginas são e, consequentemente, a influência disso no ranqueamento delas.

O Teste de Performance também conta com monitoramento de páginas e relatórios semanais, facilitando muito suas análises. E está disponível em 3 versões:

  • Free
  • Starter
  • Business

Os valores são acessíveis e os resultados fazem toda a diferença na hora do ranqueamento de seu site. Não deixe de conhecer a ferramenta Teste de Performance.

Conclusão

O algoritmo Google sempre foi focado na experiência do usuário e a nova atualização apenas reforçou esse ponto. As empresas devem tomar mais cuidado quanto ao tempo de carregamento de suas páginas e às questões de usabilidade, caso contrário ficarão passíveis de terem seus sites punidos severamente pelo buscador.

E você, o que achou dessa nova atualização do Google?

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