Conheça a Automattic, empresa responsável pelo WordPress

Você vai conhecer aqui os princípios da Automattic, uma empresa que inovou não só pelo desenvolvimento do WordPress, mas pela sua forma de encarar os negócios.

Automattic: a criadora do WordPress

Plano de carreira, bom salário e qualidade de vida juntos ao mesmo tempo parece um sonho, mas nesse caso foi a fórmula ideal do negócio, que hoje é avaliado em mais de 1 bilhão de dólares. Ao final desse post você certamente adicionará o WordPress na sua lista de ‘empresa dos sonhos’, ao lado da Apple, Google, Homem Máquina e outras.

Das equipes de trabalho mais interessantes que ouvimos falar, certamente a da Automattic se destaca entre elas: é um negócio tão fora do comum que virou tema do livro “The Yer Without Pants“, assinado pelo colaborador Scott Berkum, um ex-Microsoft que documentou como a Automattic se tornou uma empresa avaliada em 1 bilhão de dólares e com apenas 220 funcionários. Um pequeno detalhe: todos trabalham de casa! 

automattic-wordpress-empresa

Mesmo tendo uma linda e maravilhosa sede em São Francisco, a empresa do  WordPress desconsidera a localização geográfica ao contratar seus empregados. Seus funcionários estão divididos por 141 cidades e 28 países. Quando contratados, recebem uma gratificação de U$2000 para decorar, melhorar e dar aquele upgrade no home-office. Também ganham um novo Mac e todo tipo de equipamento necessário ao trabalho. Bem convidativo esse emprego, né?

Além disso, ainda existem as ‘Hack Weeks‘, em que qualquer equipe pode marcar encontros, a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo, em cidades como Tóquio, Amsterdã, Sidney e São Francisco. Uma dessas viagens (a de Atenas), foi descrita no livro de Berkun: “Quem pega um avião para encontrar com colegas de trabalho em Atenas? Isso nunca fez sentido pra mim. Mas o efeito disso estava claro: estávamos todos energizados, inspirados e prontos para fazer valer a viagem”.

No trabalho diário a companhia usa chats como Skype e Google Hangout e, em vez de emails e conferências, usam suas próprias ferramentas para blogar e seguir melhorando a plataforma. Eat your own dogfood!

 

“Nós focamos em duas coisas ao contratar. Primeiro, achar a melhor pessoa que podemos no mundo. E, segundo, deixar que façam seu trabalho”. – Matt Mullenweg, CEO do WordPress

 

A plataforma foi criada para atender os bloggers e hoje é massivamente usada para criação de sites, ecommerces, e qualquer tipo de negócio ligado à internet. É um dos maiores democratizadores da internet – totalmente open source. Qualquer um pode escrever códigos para o WordPress; com conhecimentos básicos é possível usar a plataforma e aplicar modificações nela. A quantidade de plugins e ferramentas compartilhadas pelos usuários prova que a o sistema adotado é um sucesso. Essa flexibilidade gera uma legião de seguidores e está enraizada na empresa fundada por Matt Mullenweg, que não conhece pessoalmente nem 20% das pessoas que trabalham para ele. Uma empresa sem fronteiras e pautada pela meritocracia.

Alguns WordPress facts:

Quer trabalhar na Automattic e fazer parte da equipe WordPress? Eles estão contratando. Dê uma olhada aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina