A influência das cores na experiência do usuário

Nós somos seres sensoriais e reagimos a diversos estímulos que recebemos em nosso cotidiano. Por exemplo, quando sentimos o cheiro de nossa comida preferida, por mais que não estejamos com fome, sentimos vontade de comê-la (a famosa expressão “água na boca”).

Isso ocorre porque nosso cérebro reage aos estímulos provocando reações que estão diretamente relacionadas com as nossas emoções. Esses estímulos podem ser olfativos, sonoros, táteis, olfativos ou então visuais, como é o caso das cores. Se você parar para pensar, nós associamos cores com emoções, sejam elas positivas ou negativas. 

As cores influenciam tanto nossas emoções e a forma como reagimos, que existe uma área de estudo chamada psicologia das cores. Isso porque as cores são responsáveis por dar personalidade para um design. E cada cor é associada com uma personalidade distinta, pois ela também pode ser vista como uma forma de expressão  e influencia o comportamento humano.

Além disso, as cores podem ser usadas também como estratégia de marketing, pois as decisões dos clientes são influenciadas pela combinação de cores usadas no design. No entanto, é necessário estudar bastante sobre os efeitos das cores na experiência do usuário, uma vez que a forma como as vemos e interpretamos é influenciada pelo contexto cultural e social no qual estamos inseridos, e a mesma cor pode gerar diferentes sensações em diferentes grupos sociais.

Quais os efeitos das cores na experiência do usuário?

As cores podem influenciar no comportamento do usuário e impactar diretamente na forma como ele reage. Pense em sua equipe desenvolvendo um design muito bem estruturado e que com certeza passaria uma boa mensagem para seu usuário. Agora imagine esse mesmo design com uma cor que passa uma mensagem totalmente contrária do objetivo inicial, perdendo assim seu propósito. É isso o que acontece quando o designer escolhe a cor “errada” para seu projeto, e assim compromete toda a experiência.

As cores possuem também efeitos emocionais no indivíduo, passando sensações de felicidade, alegria ou tristeza, por exemplo. Além disso, as cores possuem também um efeito fisiológico, podendo afetar nosso sistema nervoso. Diversos estudos mostraram uma associação entre a cor vermelha com um aumento do ritmo cardíaco e até mesmo do apetite, enquanto as cores azul e verde possuem o efeito fisiológico contrário e assim nos ajudam a relaxar.

Também não podemos deixar de falar sobre os efeitos psicológicos que são causados pelas cores. Você já parou para pensar que a cor pode aumentar a capacidade de memorização e reconhecimento de uma informação? Estudos mostram que o uso correto das cores podem tornar a navegação mais simples em uma interface, pois a cor pode sugerir categorias e dar identidade aos processos. Por exemplo, sempre quando uma mensagem em uma interface aparece em vermelho, associamos com o estado de alerta.

Como as cores podem ser usadas no design

A psicologia das cores requer estudo, afinal existem dezenas de cores e de tonalidades diferentes, e saber qual cor usar para transmitir sua mensagem pode fazer toda a diferença para um design.

O designer pode também apostar em sua criatividade e criar tonalidades de cores para sua paleta, dando uma personalidade única para o produto digital. Antes de entender como a cor pode impactar no design, é importante conhecer os principais significados associados para que a cor escolhida não passe uma mensagem totalmente oposta do objetivo central.

Entenda os principais significados das cores

Cada cor possui um significado diferente, que pode variar de acordo com a cultura na qual o indivíduo está inserido. De forma geral, podemos associar os seguintes significados as cores:

  • Amarelo: cor que remete a felicidade e momentos alegres, além de ser associada com o estímulo da imaginação e ativação da memória;
  • Azul: geralmente associado com confiança, calma e profissionalismo. Essa cor é a mais usada no UX design, pois é relacionada com a sensação de segurança por parte dos usuários;
  • Vermelho: transmite a sensação de energia, de euforia, além de dar uma sensação maior de confiança e alerta, sendo muito usado para promoções;
  • Branco: transmite uma sensação de limpeza, pureza e renovações, por isso é tão usado em designs para o final do ano e em sites minimalistas;
  • Preto: transmite uma sensação de elegância, mistério. No entanto, também pode ser associada com algo negativo, como o luto, e por isso pode ser combinada com o cinza para voltar a ideia de elegância.

Se você está criando um design não se esqueça de se atentar às cores que estão sendo usadas no projeto e sempre realizar testes com os seus usuários. Se precisar de ajuda com o seu projeto, fala com a gente (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina