3 formas de personalizar seu site para o público-alvo

As experiências personalizadas são uma tendência. O feed do Facebook é um exemplo perfeito de conteúdo sob medida. Com um algoritmo inteligente, o Zuckerberg consegue descobrir seus interesses e laços sociais, e com isso entrega as postagens que você tem a maior probabilidade de se engajar.

A tecnologia tornou muito mais fácil a tarefa de personalizar produtos, serviços e campanhas de marketing. Por outro lado, as expectativas das pessoas aumentou consideravelmente, tanto é que 74% dos usuários sentem-se frustrados quando não encontram no site que estão visitando algum conteúdo que se identifiquem e se interessem.

Separamos algumas dicas pra você não ficar atrás na corrida da personalização. São estratégias simples que usam dados de fácil acesso, seja por pesquisa, conhecimento heurístico do seu negócio ou por métricas do Google Analytics. Vamos lá!

Crie pensando nas suas personas

Seu site deve ser produzido pensando nas várias pessoas que podem vir a usá-lo. Uma técnica para saber quem são essas pessoas é a criação de personas, fichas de usuários que representam grupos maiores de usuários.

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Um exemplo de ficha de Persona.

Um site pode atender várias personas, mas existem as personas principais para o seu negócio, que são seu público mais importante. Um exemplo: empresas que vendem armazenamento em nuvem, como o Onedrive ou Google Drive, podem atender duas personas completamente diferentes.

A primeira é Harry, usuário comum da internet que precisa de espaço na nuvem para guardar alguns documentos e compartilhá-los com seus amigos. A segunda é Cristina, diretora de uma empresa de pequeno porte que precisa de uma solução de armazenagem de dados para a empresa inteira.

Para Harry, as informações mais relevantes são sobre o espaço gratuito que ele tem disponível, facilidade de compartilhar arquivos e privacidade. Para Cristina, é importante saber dos preços, serviços complementares disponíveis (como o Google Docs e Office Online) e segurança dos dados.

As necessidade de cada persona vão dizer qual é o conteúdo perfeito para uma landing page, as CTAS, imagens e linguagem utilizada. As landing pages são a plataforma de primeiro contato das pessoas com a sua marca e por isso todas as personas importantes precisam ter a melhor informação disponível e o mínimo de informação desnecessária.

Mostre um tipo de conteúdo para cada referência

A fonte do tráfego na sua página pode dizer muito sobre as motivações dos visitantes. Em primeiro plano, é necessário identificar se o usuário está visitando suas páginas no ambiente mobile ou no desktop. Hoje a responsividade é requisito básico para entregar uma experiência satisfatória.

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Métricas do Google Analytics mostrando as referências por rede social.

Você também pode identificar as fontes principais de tráfego social do seu site e buscar entender melhor o que cada usuário diferente busca na sua página. Uma pessoa vinda de um link do Twitter pode preferir conteúdo mais enxuto e você deve ajustar alguns pontos para criar uma apresentação curta e que seja memorável. Se você tem alguma referência em um portal de notícias, por exemplo, as pessoas podem buscar informações mais objetivas e detalhadas.

Experiência única para visitantes em diferentes locais

Cada dispositivo conectado na internet tem um endereço IP, um número que pode te ajudar caso você não saiba muita coisa sobre as pessoas que visitam suas páginas.

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O IP te dá informações sobre a localização das pessoas. Se você tem uma empresa com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, você pode exibir as informações de contato diferentes para cada os visitantes de cada estado. Se o seu império online atrai usuários de outros países, considere criar versões das suas páginas mais importantes em outros idiomas. No caso dos e commerces, o IP pode ajudar na hora de direcionar ofertas.

Seu usuário merece a melhor experiência

As pessoas não são todas iguais. Existem mil fatores que fazem com que elas não sejam entidades estáticas. Elas acessam a internet por vários tipos de dispositivo, podem chegar ao seu site por vários canais e têm motivações e necessidades diferentes.

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As pessoas querem se sentir únicas e especiais. Use o conhecimento que você tem e comece já a mudar a forma que você trata as pessoas no ambiente online.

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