Como se tornar um expert em UX Design?

Você sabe o que difere um iniciante de um profissional de UX? Se você trabalha nessa área e tem contato com pessoas do ramo, já deve ter reparado em alguns detalhes específicos dos experts no assunto.

Para entregar um resultado espetacular em design de experiência de usuário, não basta apenas ter lido muito sobre o assunto: é necessário ter experiência em campo, com a mão na massa mesmo.

Veja a seguir quais são as skills de um expert em ux design.

Skills necessárias para ser um expert de UX design

Photo by Bonneval Sebastien on Unsplash

Assim como qualquer outra profissão, para ser um expert em experiência do usuário são necessários prática e estudos na área. Além disso, é importante que o profissional possua algumas skills específicas, as quais estão listadas abaixo.

Alinhamento

Uma das skills indispensáveis para o UX designer é o alinhamento com os objetivos da empresa. Embora possa parecer algo óbvio à primeira vista, a prática é muito complicada. De fato, um iniciante na área facilmente perde o rumo durante um projeto; como o resultado final será exposto ao público, as consequências podem ser desastrosas.

Pesquisa

Possuir uma metodologia de pesquisa é vital para um UX designer, e sua capacidade de realizar essa atividade mostra sua expertise no assunto. A pesquisa traz ao trabalho tudo aquilo que o cliente espera do produto final. Dessa forma, se feita incorretamente acarreta uma quebra de expectativa — o que pode ser perigoso.

Organização

A organização serve para que o projeto siga seu caminho sem problemas, ou seja, sem atrasos e demais fatores que podem estourar a deadline. Além disso, a organização também engloba a comunicação, pois se organizar requer uma comunicação clara com os demais membros da equipe.

Fundamentos de design

Como o visual é a parte que mais chama atenção em um projeto de design, saber como elaborar conteúdo visual de qualidade é indispensável. Dessa forma, é importante conhecer os princípios de Gestalt, assim como o básico de padrões de visuais.

Parte técnica

A parte técnica é onde geralmente a maioria dos profissionais novatos peca. Porém, devemos dizer que realmente é uma parte bastante complicada, pois requer escrever códigos de acordo com o imaginado. A dificuldade é equiparável com desenhar o que você tem na cabeça, por exemplo.

Níveis de expertise do profissional de UX design

Em resumo, podemos dizer que existem 5 níveis de expertise no mundo do UX design, cada um deles com suas características. São eles o novato, novato avançado, avançado, proficiente e expert. Vamos explorar cada um deles.

Novato

Os novatos em user experience apresentam uma grande dependência de livros. Dessa forma, eles são presos às regras, checklists e métodos de terceiros — e isso pode ser um problema em muitos momentos. Por não possuir autonomia e, em alguns casos, não dominar completamente os conceitos, o novato acaba se tornando uma “wikipédia” ambulante ao invés de dar sua contribuição ao projeto.

Novato avançado

O nível de novato avançado já é um grande passo na vida do profissional de UX, embora ele ainda não seja muito eficiente no trabalho. Só existe uma coisa que diferencia esta categoria da anterior: o novato avançado consegue adaptar o conhecimento dos livros ao seu caso particular.

Avançado

Os profissionais avançados já possuem uma experiência interessante na área, assim como conhecimentos sólidos de UX. Sua principal diferença é que ele consegue aplicar seus conhecimentos nos projetos em que participa de forma pontual, ou seja, tem uma perspectiva mais acurada e abrangente de UX. No entanto, ele ainda recorre aos livros para seguir adiante.

Proficiente

Os profissionais que estão no nível proficiente de UX são excelentes colaboradores, e a presença deles é fundamental para o projeto. De fato, eles dominam todos os conceitos de UX, sabem como aplicá-los, e seu diferencial está na experiência, o que permite tomar decisões precisas. Podemos dizer que o profissional atingiu o “instinto superior” de UX.

Expert

Por fim, temos o nível expert. Como você deve ter imaginado, ele conta com apenas um incremento ao nível de proficiência, o qual é o comprometimento em aprender cada vez mais sobre UX. O expert se entregou completamente ao seu trabalho e quer ser cada vez melhor. Dessa forma, mesmo que já faça um trabalho excepcional, ele continua estudando e se aprimorando.

Como melhorar suas habilidades

Para ser um profissional cada vez melhor de UX, você deve seguir um passo a passo simples:

  • Escolha um tema fundamental dentro da UX e comece a escrever tudo o que você sabe sobre ele.
  • Quando estiver escrevendo, perceba que alguns conceitos não estão claros para você. Assim que perceber isso, procure material de estudo e compreende completamente os pontos de dúvida.
  • Ao retornar a atividade de escrever sobre o conteúdo, perceba a forma como está descrevendo os conceitos. Se estiver confuso, procure mais conteúdo para estudar — principalmente vídeos — e refine sua explicação.

Quer saber como a galera da Homem Máquina atua na área? Veja mais sobre a nossa forma de trabalhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina