Consultoria em usabilidade: otimizando seu site e seus resultados

Hoje nós vamos falar sobre o que é consultoria em usabilidade e quais as vantagens que esse tipo de serviço pode trazer para a sua marca.

Primeiro, o que é usabilidade?

O termo usabilidade é um conceito que já habita as nossas cabeças desde muito antes da tecnologia, sendo um dos princípios básicos de todas as áreas nas quais o design está inserido. Hoje ele é muito usado quando falamos de plataformas digitais ou produtos digitais, se referindo muito mais ao usuário como consumidor virtual. A sua plataforma precisa dar prazer de se navegar, para que o usuário pense “nossa, aqui eu consigo achar tudo o que eu preciso!”.

Seu site precisa ser bonito, bem feito e funcional, entregando valor e cumprindo o objetivo da jornada do usuário.

A falta de usabilidade é um problema comum em muitos sites e aplicativos. Suas consequências vão desde a perda de conversão dos seus potenciais clientes, até o completo abandono da marca por parte de clientes que se sentem frustrados com os obstáculos que o site ou aplicativo apresentam durante a navegação.

E para o que serve uma consultoria em usabilidade?

Nem sempre nós temos especialistas de determinados assuntos em nossa equipe, não é mesmo? E o objetivo de qualquer consultoria é esse: trazer especialistas em momentos estratégicos para melhorar algum ponto dentro da empresa. Para a consultoria em usabilidade não é diferente.

Com uma equipe composta por profissionais focados em melhorias na área de experiência e usabilidade, a consultoria tem o papel de identificar de forma estratégica e eficiente todos os pontos que podem ser otimizados em um produto digital, traçando planos de como esses pontos podem ser elevados dentro de um período de tempo e aplicando as técnicas mais eficazes que temos no mercado. Por ser um time dedicado apenas para entender essa necessidade, eles levantam ideias e formatos ideais, pensando sempre em seus usuários e em como subir sua taxa de retenção de usuários.

Como posso melhorar a usabilidade do meu site?

  • Você já navegou na sua própria plataforma? Como ela é para você? A nossa primeira dica é fazer uma pesquisa interna, pedindo para todas as pessoas acessarem seu site de navegadores e formatos diferentes para entender onde estão as falhas e as formas como podemos melhorar a experiência.
  • A segunda dica é olhar bem para a interface do usuário e traçar a jornada do usuário em cima dela. Assim, você consegue entender onde estão os gargalos e se a jornada é realmente cumprida. O foco é juntar uma apresentação bonita, mas que também seja eficiente.
  • A terceira dica é ver o quão pesado está o seu site para os usuários. Sites pesados e que demoram para carregar são quase sempre abandonados por seus clientes. Tenha certeza que as suas plataformas estão toda atualizadas e otimizadas, garantindo uma navegação mais rápida.
  • A quarta dica é pesquisar entre os seus clientes a percepção que o seu site tem para eles. Realizar alguns testes com pessoas que fazem parte da sua brand persona é fundamental para ver se o objetivo está realmente sendo cumprido ou se é apenas uma percepção do time.

Você tem um site que precisa ser otimizado ou precisa de um consultor especializado em usabilidade? O nosso time de profissionais está pronto para atender! Clique aqui para entrar em contato.

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