Como o design para sistemas pode ajudar a sua empresa

Em algum momento da vida você já deve ter visitado um site e ficou desconfortável com a disposição dos elementos, teve dificuldade para realizar uma ação em teoria simples ou então sentiu que as cores usadas não estavam facilitando a visualização. Essas situações são as mais comuns e relatadas por usuários que lidam com interfaces de sistemas ou sites diariamente. O que é mais interessante, é que isso poderia ser facilmente ajustado com pequenas correções na hora de planejar o design para o site ou sistema de uma empresa.

A funcionalidade de um design para sistemas bem planejado vai muito além de apenas combinar as cores e os elementos gráficos. A usabilidade de um sistema, por exemplo, depende de um design bem estruturado, com um foco especial em facilitar ao máximo a interação do usuário com o sistema em questão.

O que torna o design de interfaces indispensável?

O design de um sistema pode ser definido como a forma com a qual um sistema e suas entidades interagem entre si, com o foco em uma melhor experiência para o usuário. O principal objetivo do design de interface de um sistema é realmente proporcionar uma experiência agradável para quem está usando, para que o usuário consiga realizar sua jornada sem ter grandes dificuldades.

Além disso, é importante pensar que o design de um sistema é composto por diversos componentes, e conhecer esses componentes e como eles funcionam é essencial para poder criar um sistema que cumpra seu objetivo.

Podemos pensar na interface de um sistema como a forma como ocorre a apresentação deste e como ele interage com o usuário, abrangendo os elementos que participam dessa interação, como botões, setas e legendas.

Nesse contexto, o design de interfaces pode ser visto como um modelo que se apropria da composição de arranjos entre os componentes para encontrar soluções para problemas que o usuário possa ter com a interface. Ou seja, um sistema (como o sistema operacional de celular) e suas entidades (como os aplicativos próprios para esse sistema), que devem dialogar de modo integrado, assim ficando no centro do processo de design.

Os principais componentes de um design de interface

Como comentamos anteriormente, um bom design de interface deve levar em consideração todos os componentes que estão envolvidos no processo de criação. Os principais componentes para um design de interface são:

  • Arquitetura de informação: o principal objetivo da arquitetura de informação é proporcionar uma navegação mais simplificada para o usuário, independentemente do navegador usado;
  • Design de interação: a criação do design deve levar em conta como ocorre a interação do usuário com o sistema, pensando nos elementos gráficos e audiovisuais do sistema, nas cores, fontes e tamanho das letras;
  • Usabilidade: a usabilidade é fundamental quando o assunto é a criação de um sistema, afinal, um sistema deve facilitar a vida do usuário e ser fácil de navegar, intuitivo e até mesmo seus erros precisam ser levantados para que exista uma solução.
  • Wireframing: esse elemento se refere a criação de um teste dos recursos disponíveis e  da usabilidade para ver se o sistema pode ser iniciado. Esse teste, além de importante, é uma forma barata de visualizar como o sistema irá funcionar na prática;
  • Design visual: é com base no design visual que será definida a marca da empresa, e por isso ele possui um impacto direto na interação entre usuário e sistema.

E qual é a importância do design para sistemas?

Todo negócio tem um objetivo em comum: aumentar suas conversões. Mas, na prática, sabemos que isso não é assim tão simples. Existem diversos fatores que afetam esse caminho, e um dos principais fatores é o design do sistema. Ao estruturar o design do sistema focando na melhora da experiência do usuário, a satisfação do usuário também aumenta, e isso acarreta em um aumento no número de conversões.

Estudos mostram que a maioria dos consumidores estão dispostos a pagar mais por um mesmo serviço, desde que tenham uma melhor experiência. Um bom design de interface ajuda a conquistar a confiança do usuário e assim fidelizar o cliente, além de fazer com que ele prefira o seu serviço e possivelmente recomende para familiares e amigos que buscam pelo mesmo serviço ou solução.

Na Homem Máquina você encontra especialistas em design para sistemas. Acesse o nosso site e saiba como alavancar seu negócio com design estratégico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina