Dicas para melhorar a usabilidade de sites

Se você trabalha com vendas no e-commerce, com certeza já ouviu falar da usabilidade para sites, não é mesmo? E se ainda não ouviu falar, você pode estar deixando de lado um dos fatores determinantes para que seu cliente tenha uma boa experiência online.

Pode parecer um processo que não interfere tanto na compra, mas o cliente muitas vezes pode acabar desistindo de comprar um produto por falta de usabilidade no site, como carregamento lento, informações técnicas de difícil acesso, interface complicada, processo de compra muito demorado, e vários outros problemas. Pensando nisso, nós preparamos uma lista com dicas para melhorar a usabilidade de seu site, e consequentemente melhorar sua taxa de vendas.

Práticas que podem melhorar a usabilidade de seu site de forma simples e eficaz

  • Navegação intuitiva

Geralmente, as pessoas que buscam por produtos para comprar na internet buscam também por uma maior agilidade e praticidade. Um site com boa usabilidade deve ter uma navegação intuitiva, em que o cliente saiba o que está fazendo e como efetuar a compra mesmo sem nunca tê-lo acessado antes. Uma navegação intuitiva também requer um layout simples, objetivo, sem elementos visuais muito complexos, pensado para atender as necessidades do cliente.

Na hora de criar um site, é comum querer inovar e deixar o layout com a cara da empresa. No entanto, é necessário manter alguns padrões para deixar o site mais intuitivo e parecido com outros sites que o cliente já está acostumado, como por exemplo a disposição padrão dos elementos (como o carrinho de compras que fica no canto superior direito na maioria dos sites). Uma forma de testar se seu site é intuitivo é pedir que uma pessoa, que não esteja envolvida no desenvolvimento do site, acesse-o e tente realizar uma compra, e depois diga quais as suas experiências ao navegar no site.

  • Uniformidade

Para tornar a navegação mais intuitiva é necessário que as páginas do site sigam um padrão de cores, de disposição dos elementos, para que o cliente saiba o que deve fazer e onde deve clicar na próxima página. É muito importante também que o site todo siga uma padronização, com os elementos  disponibilizados de forma uniforme, para garantir uma navegação mais intuitiva e mais prática, até mesmo para os usuários que não têm tanta experiência com compras pela internet.

  • Mobile first

Uma pesquisa mostrou que a maioria das pessoas que fazem compras online utilizam os celulares para realizá-las. Por isso, é importante que o seu site seja otimizado para ser utilizado nos celulares, sem aquela demora absurda de carregamento dos ícones que ocorre muitas vezes.

Como citamos anteriormente, quem opta por compras online busca por agilidade, praticidade e otimização do tempo gasto. Se o cliente não tem tanta certeza da compra, uma demora no carregamento da página ou dificuldade no processo de compra pode fazer com que o cliente desista antes de efetiva-la.

Adaptar o site para dispositivos móveis não significa apenas reduzir seu tamanho, mas também ajustar a disposição dos elementos, para que ele também fique intuitivo no celular.

  • Acessibilidade

A acessibilidade é um dos itens mais importantes em um site quando se pensa em sua usabilidade. Veja como tornar seu site mais inclusivo abaixo e, se quiser saber mais sobre o assunto, acesse nosso artigo sobre a importância da acessibilidade:

Utilizar legendas nos vídeos: para deixar a descrição do produto ainda melhor, algumas empresas optam por colocar vídeos sobre o produto. No entanto, nem sempre as pessoas podem assistir vídeos naquele momento, assim como as pessoas com deficiência auditiva que precisam de legendas para compreender melhor o conteúdo.

Opção para dar zoom: muitas pessoas que têm dificuldade para enxergar têm problemas ao utilizar sites com elementos gráficos extremamente pequenos, principalmente na tela do celular. Por isso, sempre ofereça a opção de dar zoom em seu site.

Utilize o Alt Text: o texto alternativo (conhecido como Alt Text) é um elemento indispensável para sites que utilizam elementos gráficos. O Alt Text é como se fosse uma descrição das imagens, para que pessoas portadoras de deficiência visual. No entanto, não basta apenas utilizar um Alt Text, ele precisa ser bem estruturado, contextualizando o que está acontecendo na imagem de forma simplificada.

A usabilidade é um fator que deve ser levado em consideração na hora de planejar e estruturar um site. Há duas formas para saber se um site tem usabilidade adequada e melhorar caso não tenha: a primeira é testar todos os elementos, o que demanda tempo e pode não ser totalmente efetivo, e a segunda é contar com uma equipe especializada nessa área, como a Homem Máquina (:

Para saber mais sobre os nossos serviços e projetos, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina