Conteúdo modular: seu gerenciador vai ficar ainda mais inteligente

Criar e planejar conteúdo é uma das etapas mais importantes de um projeto web. Usamos o WordPress como gerenciador de conteúdo na maioria dos nossos projetos e com ele fica muito fácil editar e atualizar um site a qualquer momento. Mas a tecnologia avança rápido, será que as ferramentas estão acompanhando as necessidades dos profissionais de criação de conteúdo?

Quando o cliente possui uma equipe pra tocar o conteúdo e deseja assumir essa responsabilidade, nós temos o desafio de configurar o admin do site para que fique o mais intuitivo possível e que ninguém precise recorrer a um manual de instruções toda vez que for alterar um texto ou imagem.

Ao desenvolver um template customizado no WordPress, por exemplo, temos que considerar os vários formatos de conteúdo que existem em um site como notícias, artigos ou informação institucional e criamos uma relação lógica entre elas (agrupando por categorias e menus, por exemplo). Cada parte do site que tem esse conteúdo editável deve ter uma página fácil de administrar, e que apenas com um login e senha possa alterar e salvar a qualquer momento.

Mais liberdade no gerenciador de conteúdo

Um redator que recebe esse acesso tem a liberdade de alterar textos e imagens dentro de um bloco de conteúdo em cada página do site, mas sem alterar o design ou layout. O problema é que gerenciar apenas um bloco de conteúdo por página não é mais suficiente para a atividade de criar um bom conteúdo pra web hoje. A tecnologia não pode limitar a estratégia e a nova forma de pensar conteúdo para a internet está exigindo dos gerenciadores de conteúdo cada vez mais customização com mais agilidade. Então prepare-se…

O gerenciamento de conteúdo como conhecemos já está com os seus dias contados. Que tal montarmos as páginas usando um conteúdo modularizado, como se fossem blocos de Lego que a gente pode montar e desmontar vídeos, citações, textos e formulários de várias e ilimitadas maneiras e a qualquer momento?

Isso é o Conteúdo Modular e um software construído em cima desse conceito permite uma flexibilidade incrível, com a tradicional interação do “arrastar e soltar” você vai poder montar e remontar posts e páginas e diagramar conteúdo para a web com mais liberdade do que nunca.

Vantagens do gerenciamento de conteúdo modular

  1. Não fique preso ao layout. Conteúdo modular permite que façamos alterações na arquitetura de um site a qualquer momento (Basta entrar no gerenciador e arrastar pra cima ou pra baixo). E ainda podemos mudar blocos de lugar a qualquer momento e sem precisar procurar um programador pra isso.
  2. Edite seu site com mais facilidade. A interface do administrador fica ainda mais fácil de usar e o responsável pela estratégia de conteúdo não precisa pensar em layout ou design (já foi tudo previsto e devidamente montado em css), apenas na diagramação.
  3. Combine várias mídias. Os gerenciadores de conteúdo tendem a organizar analiticamente o conteúdo por tipo, e quando o número de categorias aumenta, a forma de conectá-los vai se tornando cada vez mais complexa. Esqueça tudo isso. Adicione videos, citações, imagens, calls-to-action, textos e formulários como se fossem widgets do seu conteúdo principal e organize-os da forma que achar mais pertinente em cada página.
  4. Diminua seus custos. Como a tecnologia está auxiliando na montagem e remontagem de páginas e conteúdo desde o início, não é necessária a intervenção de um profissional técnico para criar um conteúdo diferente toda vez que houver um necessidade. Um template com conteúdo modular possibilita uma infinidade de combinações que podem ser arranjas para os mais diversos fins.
  5. Conteúdo responsivo. Como o conteúdo não carrega informações de design, o conteúdo pode ser facilmente reajustado para qualquer dispositivo usando os conceitos de Design Responsivo. Dessa forma, independente das alterações, todo o conteúdo do seu site vai continuar funcionando adequadamente em todos os dispositivos, como telefones e tables.

Administração deve ser centrada no usuário e não na tecnologia

A tela administrativa não precisa mais ser só uma imitação do Microsoft Word se você está criando conteúdo para uma mídia que não é mais o papel. E você já pode ir se preparando, porque esse novo conceito de CMS já está entre nós.

Se você já usa conteúdo modular, o próximo passo é otimizar seu conteúdo com essas dicas de SEO para WordPress.

2 comentários em “Conteúdo modular: seu gerenciador vai ficar ainda mais inteligente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina