Aprenda a montar landing pages de sucesso

Photo by Willian Iven on Unsplash

Você já ouviu falar em landing page? Pode ser que não conheça o termo técnico, mas certamente já entrou em uma.

As landing pages, também chamadas carinhosamente de LPs, são fundamentais para uma boa estratégia de marketing digital. De fato, ela possui uma tarefa muito específica e de vital importância: a de converter os usuários em leads.

Montar uma LP de sucesso não é tarefa para amadores. É preciso se guiar por dados, realizar testes e coletar informações sobre o comportamento dos usuários. Uma LP precisa de atualizações constantes para converter o máximo possível.

Continue lendo e aprenda a fazer uma landing page de sucesso!

O que é uma landing page?

Uma landing page nada mais é do que uma página na Web. Sem grandes mistérios: é só uma página como qualquer outra. Porém, ótimas LPs guardam alguns segredos para seu sucesso.

O termo “landing page” significa “página de aterrissagem”. Nos primórdios da internet, uma página de aterrissagem era qualquer página que o usuário acessasse primeiro dentro de um site. O conceito de página de conversão é mais novo.

A principal ideia de uma LP é juntar todas as informações que podem levar o usuário a adquirir seu produto/serviço. Dessa forma, imagens, textos, os destaques que diferem seu produtos devem estar lá.

Naturalmente existe uma técnica de escrita específica, a qual é chamada de Copywriting. Em resumo, essa técnica trabalha com gatilhos mentais, facilitando a ação por parte do usuário.

A ação pode ser simplesmente deixar o e-mail em um campo, como também pode induzi-lo a comprar algum produto. Tudo depende da estratégia. Em geral, coletamos os e-mails para trabalhar com nutrição de leads. Só depois oferecemos o serviço/produto para venda.

Agora que você aprendeu um pouquinho mais sobre landing pages, vamos descobrir como otimizá-las.

Como otimizar sua landing page?

Não basta apenas montar uma LP de qualquer jeito e esperar que ela converta. O ideal é apostar em landing pages criativas, mas nem sempre essa opção é viável. Por causa disso, vamos explicar como otimizar sua LP sem grandes problemas. Essas técnicas básicas com certeza vão melhorar os resultados de seu negócio!

Deixe sua oferta clara para o usuário

A informação contida na landing page precisa deixar clara sua oferta. Nesse sentido, não pode restar dúvidas acerca do que está sendo ofertado, e muito menos causar qualquer sensação de ambiguidade no usuário.

Imagina só você clicar em um link para comprar óculos de sol, mas a página de destino apresentar toalhas de banho. Isso pode ser causado por uma escolha inadequada de imagens.

Se você vende óculos de sol, coloque textos sobre óculos de sol, assim como pessoas usando seu produto. Nada de mistureba, OK?

Simplifique sua LP

Um visual clean é suficiente para sua LP. Uma boa ambientação com cores suaves, unida à contrastes de cores simples é a melhor escolha em muitas ocasiões. Não está acreditando? Vamos dar uma olhadinha em uma LP do Dropbox.

Essa LP é monstruosamente simples — e altamente eficiente. Não falta nada nela: temos o produto em uso; a ambientação está muito boa; as opções estão visíveis; há contraste suficiente nas tonalidades e o logo também está presente. 

É importante? Fica em cima!

Um estudo comprovou que apenas 2 de cada 10 pessoas leem completamente uma LP. Dessa forma, o material que ficará na parte de cima é o mais importante.

Procure resumir toda a LP somente no título, subtítulo e em uma imagem. É apenas isso que 8 de cada 10 usuários vão ver. Esse conteúdo é decisivo para atrair ou afugentar seus leads.

Adicione testemunhos

Se seu produto é bom de verdade, ele deve ter ajudado muito pessoas. Pelo menos é isso que os usuários pensam quando leem sobre as assombrosas inovações que ele vai proporcionar ao mundo.

Para mostrar que você não é um charlatão, adicione testemunhos de pessoas que realmente se beneficiaram do produto. Por favor, nem pense em criar textos falsos. Isso pode destruir sua reputação.

Se o seu produto é novo no mercado, mande algumas amostras grátis para alguns leads. Em seguida, peça para escreverem sobre a experiência com seu produto. Certamente você terá bastante material para trabalhar.

Use técnicas de SEO

Sabe o que é melhor do que tráfego pago? O tráfego orgânico. As LP aparecem em buscas a todo o momento. Porém, para isso acontecer — ou para potencializar esse evento — é interessante otimizar a página com algumas técnicas SEO.

O ideal é que sua landing page seja otimizada para uma palavra-chave específica. No entanto, não se esqueça de usar diversas palavras e frases que se relacionam com ela. O Google dá muito peso para a coerência semântica das palavras.

Cuidado para não repetir demais a palavra-chave durante o texto. Além disso, elabore uma descrição atraente para os usuários.

Essas são algumas dicas para elaborar landing page matadoras. Lembre-se de trabalhar sempre com dados — e nunca com achismo.

Aproveite e veja como a galera da Homem Máquina atua!

Trechos do texto foram traduzidos deste artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina