Negócios mais inteligentes com UX Design

Uma área em crescimento e com cada vez mais demanda pelo mercado, empresas como Google, AirBnB e Spotify já apostam nessas metodologias de projeto para inovar dentro de suas plataformas.

Metodologias relativamente novas, mas de acordo com uma pesquisa feita pela Adobe Creative Cloud, o UX Design é uma das áreas de atuação em tecnologia e projetos que continuará a crescer exponencialmente nos próximos anos, com cerca de 73% de gerentes dentro de empresas de inovação com pretensão de dobrar o tamanho de suas equipes de UX nos próximos cinco anos.

User Experience Designer, o profissional

E embora tenha Designer no nome, essa profissão pede um skill set que os diferencia de qualquer área – advindos das mais diversas áreas e backgrounds, a profissão se espalhou bem pelos criativos. Profissionais analíticos, detalhistas e que prezam pela experiência, eles serão os responsáveis por criarem o ambiente ideal para os seus usuários.

O nome já diz: User Experience Designer, o designer de experiencia dos usuários. Enquanto um designer tradicional tem o papel de trazer soluções visualmente inteligentes para os seus projetos e empresas, idealmente próximo ao time de planejamento e estratégia, o UX Designer será a pessoa que trará soluções de usabilidade para as suas plataformas, transformando a forma como os seus usuários interagem com a sua empresa. Duas profissões fundamentais de empresas que buscam ser lembradas como pontos de sucesso em suas áreas.

O design para empresas inteligentes

“Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona.”  — Steve Jobs

Hoje temos novas formas de encontrar soluções para os nossos problemas, um deles é o Design Thinking, uma metodologia que foi adaptada da teorias e práticas do design para empresas e corporações. Baseado nas formas de pensamento abdutivo e que buscam soluções práticas e coerentes para os problemas, quando aplicado, é usado para olhar para a questão como um todo, adotando o olhar do designer para os processos de tomada de decisão.

O olhar do designer busca função unido com a forma. Qual é a melhor forma de apresentar algo? É essa a pergunta esses especialistas em soluções tem que se fazer quando abraçam um novo projeto. Quando passado para empresas e corporações, temos que pensar: Qual é a melhor forma de fazer o que precisa ser feito? Indicado para reuniões de brainstorming e para buscar novas soluções para os problemas de empresas, esse método é melhor aproveitado quando feito por uma equipe focada e multidisciplinar.

Contar com profissionais que já tenham esse mindset fará toda a diferença na hora de chamar sua equipe para desenvolver uma sessão de Design Thinking. Hoje, além de cursos online e offline, também contamos com consultores especializados que passam esse treinamento para equipes de todas as áreas.

Agora, precisamos responder uma segunda questão…

O que seu usuário quer?

Essa é a pergunta que o especialista em UX Design vai te trazer.

Empresas com espíritos disruptivos e inovadores estão à frente do mercado por um motivo: elas buscam novas e melhores formas de conquistar seus funcionários e clientes. Um exemplo disso é a Apple, que desde 1985 carrega o seu Manual de Diretrizes para Interfaces Humanas, que dá toda a ênfase para a importância que existe nos princípios de design de interação entre humanos e computadores.

 

E isso se expandiu até os dias de hoje.  Um dos exemplos mais recorrentes é a forma como o AirBnB conseguiu revolucionar a experiência de viagem de seus usuários, unindo em sua plataforma as locações disponíveis e as experiências com locais.

O Google, por sua vez, lista todas as características que busca em um bom UX Designer, recrutando apenas candidatos que saibam trabalhar com os seis pontos abaixo:

  • Redação: Como descrevemos nosso produto aos consumidores de forma que eles entendam?
  • Pesquisa ( User Research ): O que os consumidores querem? Eles conseguem entender como usar nosso produto?
  • Design de interatividade: Como o produto se comporta? Como é organizado?
  • Design visual: Qual o look and feel do produto?
  • Desenvolvimento de produto: O que estamos construindo? O que não estamos construindo? No que consiste nosso próximo lançamento?
  • Desenvolvimento de User Interface (UI): Como construímos interfaces de alta qualidade com rapidez e flexibilidade?

O Spotify, por sua vez, conta com uma equipe que saiba sempre adaptar sua plataforma para atender às demandas constantes dos seus usuários. Profissionais que saibam ler e entender as necessidades de melhoria da plataforma, buscando sempre a inovação.

Trazendo o UX para a sua empresa

Isso quer dizer que vou ter que reformar toda a minha equipe? Nem sempre é o caso. Agências especializadas em UX Design, com uma equipe sólida de profissionais já são uma realidade do mercado.

A Homem Máquina é um exemplo disso. Uma equipe multidisciplinar que sabe identificar as suas demandas muitas vezes é um investimento mais inteligente do que a contratação de um profissional específico para esse problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?

Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital

Conheça melhor a Homem Máquina