Lean UX é uma metodologia para processos de design que preza pela rapidez, com menos ênfase nos entregáveis e mais foco na experiência que está sendo projetada.
É um método colaborativo. Usamos Lean UX para aproximar o time de design do time de desenvolvimento e programação. Todos os profissionais são envolvidos no planejamento das funcionalidades de um software. Num trabalho colaborativo conseguimos prototipar bem mais cedo e testar antes, com mais frequência ao longo do processo de design. Além do feedback interno frequente da equipe, o Lean UX permite levantar métricas e testar interfaces rapidamente para validar as próximas mudanças em um projeto.
Todos os esforços estão voltados para criar a melhor experiência para o usuário.
É um método de baixo custo. Com um protótipo em mão, é feita uma validação interna com os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento, pelos testes com usuários e pela implantação das mudanças. Esse fluxo de trabalho é repetido em ciclos curtos para o refinamento do produto.
Nenhuma hora de trabalho é jogada fora.
É um método eficiente. Todos os esforços vão para o entendimento da experiência do usuário e constante melhora dela. É possível emitir relatórios de uso em tempo real do software em produção e substituir propostas de design de alta fidelidade por esboços que permitam efetivar o processo até o desenvolvimento ser concluído.
O efeito na melhoria do uso é imediato
A metodologia do Lean UX pode ser aplicada tanto nos primeiros passos de um MVP quanto em estágios mais avançados, quando necessitar de mudanças rápidas e de baixo custo para resolver problemas de usabilidade ou melhorar a experiência do uso do negócio. Com um time fechado por projeto, conseguimos usar em conjunto com sprints de desenvolvimento para validar novas funcionalidades que entregamos para nossos clientes.