O que faz um UX designer?

O universo do UX design pode ser novidade para muitas pessoas. De fato, somente algumas empresas compreendem o poder e a necessidade de pensar no UX de seus produtos digitais. Se você está lendo este artigo provavelmente descobriu esse poder e quer entender melhor o tema.

A tarefa básica do UX designer é conectar os desenvolvedores e o consumidor final. Dessa forma, ao invés de desenvolver um produto aleatoriamente e consertar conforme as exigências do público, as empresas com uma equipe de UX são precisas em suas ações, desenvolvendo um produto com foco na necessidade do consumidor antes mesmo da primeira linha de códigos ser escrita.

O que faz um UX designer ser necessário nos projetos é sua capacidade de compreender o que os consumidores finais querem. Assim, cada detalhe do produto é desenhado de acordo com isso, aumentando sua taxa de aprovação pelo mercado.

Quer aprender um pouco mais sobre a profissão e a carreira de UX designer? Vamos te explicar tudo sobre o assunto!

Como é a profissão de UX designer?

Photo by Marvin Meyer on Unsplash

A profissão de UX designer é para pessoas que aceitam encarar desafios; os processos e métodos empregados na profissão são trabalhosos. Além disso, nem sempre o produto final apresenta os resultados esperados. Ter paciência e resiliência nesses momentos é fundamental para encontrar a solução.

Dentro da empresa, o profissional de UX atua como defensor dos consumidores. Dessa forma, seu trabalho é fazer de tudo para que o consumidor tenha a melhor experiência possível, além de atender todos os requerimentos da empresa. Complicado, não é mesmo? Vamos ver as principais ferramentas e skills de um UX designer.

Ferramentas e metodologias

Para que os elementos de seu produto digital estejam dentro das expectativas de seus consumidores, os profissionais de UX contam com ferramentas e metodologias específicas para sua função. Veja a seguir algumas delas:

  • Pesquisa de usuário. Quem é seu usuário? Quais são as características mais marcantes dele? Ele possui alguma dificuldade específica, como problemas em lidar com tecnologias ou dificuldade em associar corretamente imagens a conceitos? Essas e outras perguntas devem ser respondidas pela equipe de UX.
  • Criar personas. Uma persona é seu “cliente ideal”, ou seja, para quem seu produto é destinado. Depois de realizar uma pesquisa de usuário profunda e completa, montar uma persona vai ser bastante simples. Em resumo, crie uma personagem que captura todas as características de seus clientes, e faça simulações com ela.
  • Desenvolver o caminho do usuário. Os produtos digitais são desenvolvidos para serem consumidos, via de regra, de forma ordenada. Assim os usuários devem percorrer um caminho previamente planejado para que a empresa alcance seus objetivos. Essa tarefa, como também a análise do comportamento do usuário, fica sob a responsabilidade da equipe de UX.
  • Protótipos e testes. Antes do lançamento de qualquer produto digital, seja um website ou aplicativo mobile, muitos protótipos são desenvolvidos e testados. Coletar dados dos testes e convertê-los em melhorias para o produto é uma das tarefas do pessoal de UX. O objetivo final é deixar o produto ideal para seus consumidores.

Skills necessárias para ser um UX designer

Dentre o kit de habilidades requeridas para ser um UX designer, a principal delas é a comunicação. Saber se relacionar com os companheiros de equipe, assim como com os gestores e consumidores é essencial neste trabalho.

Além disso, ter um bom raciocínio lógico, empatia e adaptabilidade são imprescindíveis para este profissional. Por fim, saber onde buscar informação para se manter atualizado e realizar cursos profissionalizantes é um diferencial no mercado.

Conclusão

O profissional de UX vai ajudar a desenvolver um produto na medida certa para seu público-alvo. Dessa forma, os usuários de seu produto terão uma ótima experiência, além de se manterem engajados com seu conteúdo. Os desafios da profissão podem ser intimidadores no começo, mas com dedicação e prática os problemas se tornam mais fáceis de serem contornados.

Clique aqui para ver como a galera da Homem Máquina trabalha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina