SEO para WordPress: seu blog vai decolar

Antes de começar a ler esse artigo, recomendamos que você dê uma olhada em nosso post de SEO para iniciantes.

É comum começar um blog com a ilusão de que tudo é bem simples: basta clicar em “Adicionar novo Post”, escrever os parágrafos, botar imagens no contexto, clicar em “Publicar” e esperar pelas visualizações, comentários, compartilhamentos.

E você espera. Mas ninguém vem. Ninguém comenta. Ninguém dá um Like. Isso desanima qualquer um e faz a maioria desistir do blog depois do terceiro mês de vida dele.

SEO para Blogs

O que todos queremos é um número crescente de visitas, certo? Pra isso, todo um trabalho off-page (fora da página) tem que ser feito nas redes sociais. E pra ser sustentável, esse trabalho tem que ser acompanhado de otimizações dentro das páginas.
serp-google-seo

Se é você quem escreve os posts do seu blog, a responsabilidade da otimização on-page desses posts é totalmente sua. A não ser que você queira pagar por uma consultoria, precisa aprender o básico de SEO.

A abordagem desse artigo é voltada pros usuários do WordPress, mas as dicas podem ser usadas em qualquer outra plataforma. Primeiro você precisa pensar nas keywords.

Keywords: a base do SEO

As keywords são o foco da otimização que você vai fazer nos seus posts. É importante usá-las de um jeito inteligente para que os bots do Google as reconheçam e deem o valor que seu post merece. Você pode ter o melhor conteúdo do mundo, mas se não der atenção às keywords seu post nunca vai ser descoberto por visitantes novos que o Google pode trazer.

A MOZ, uma das empresas com mais autoridade em SEO, lançou um guia que, resumindo, sugere que você use as keywords da seguinte forma:

  • Pelo menos uma vez no título principal (H1)
  • Pelo menos em um ou dois headings (H2, H3, H4, etc)
  • Pelo menos 3 vezes no corpo do texto
  • Pelo menos 1 vez em negrito e itálico
  • Pelo menos 1 vez como “alt-text” de uma imagem
  • Uma vez no URL
  • Pelo menos uma vez na meta descrição

Daqui pra frente você vai entender melhor esses tópicos. Vai lá, prepara um café e volta porque agora a coisa vai ficar séria.

URL

Sua URL não deve ser gigantesca. O título desse post, por exemplo, é “SEO para WordPress: seu blog vai decolar”, mas a URL só vai conter as palavras mais importantes: SEO para blog WordPress.

 

Importante: mantenha sua URL enxuta e contendo a(s) keyword(s). Endereços longos podem ser taxados pelos bots do Google como spam.

Título – H1

É o primeiro lugar que o algoritmo do Google analisa, por isso ele deve conter sua keyword. Não ultrapasse 70 caracteres no título incluindo espaços: isso é o máximo que o Google vai mostrar nos resultados de busca.

Headings

Assim como as imagens, os headings dividem o conteúdo e fazem com que a leitura do post fique mais fácil. Além de atrair a atenção do leitor, os headings trazem altos benefícios pro SEO.

Quando os bots do Google visitam sua página, primeiro eles analisam o Título (H1) e depois os H2, H3, H4, etc. É recomendado usar as keywords no H2 mas não precisa forçar a barra! Os bots percebem quando você repete muitas vezes as keywords e classificam o post não tão relevante.

headings-wordpress

Importante: nunca aplique negrito ou itálico nos headings! Se esteticamente eles não estão cumprindo seu papel, não adicione estilos (cor, tamanho) a eles porque isso não é pra ser feito no editor (apenas no CSS). Na dúvida procure o seu designer. Ele vai saber como mudar a aparência dos headings sem prejudicar o trabalho de SEO.

Corpo do post

Você deve usar a keyword pelo menos 3 vezes e não muito mais do que isso. Uma grande densidade de keywords é um fator negativo pro Google – que vai achar que seu post é de baixa qualidade.

Sua melhor estratégia deve ser o conteúdo que você escreve. Se é original, único, de alta qualidade e tem informação adicional pro seu público, essas ações de SEO só vão otimizar o que já e bom. Caso contrário, nem o melhor serviço de SEO do mundo vai dar jeito.

Meta Descrição

É o pedaço de texto que será exibido como descrição da sua página nos resultados de busca. Ao escrevê-la, você deve ter essas três coisas em mente:

  1. Precisa ter menos do que 156 caracteres.
  2. Deve conter a sua keyword. O Google vai destacá-la nos resultados de busca.
  3. Deve ter uma frase dos primeiros parágrafos do post. Logo que as pessoas entram na página, elas vão procurar essa frase.

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Alt-Text nas imagens

Otimizar as imagens vai fazer delas mais uma fonte de tráfego pro seu site (pelo Google Imagens). Em vez de usar nomes como “aksdbaksjdba254684.jpg” tente incluir uma descrição curta e relacionada ao post.

O Alt-Text é o texto alternativo que os navegadores vão exibir se por alguma razão a imagem não for carregada, então coloque algo descritivo nesse texto.

Links

Antes de publicar qualquer post, dê uma última revisão e procure por oportunidades de linkar naturalmente os posts mais relevantes do seu blog. Isso mantém os visitantes e os bots do Google por mais tempo no seu site.

Parabéns, você acaba de virar um mestre do SEO!

Na hora de escrever, pensar em SEO deve ser apenas um plus, a cereja do bolo – talvez a cereja mais valiosa que um bolo já teve. Na hora de escolher um título, por exemplo, veja o que mais se adequa ao seu público, mas lembre-se: ele não deve ultrapassar 70 caracteres.

Seu conteúdo não deve se encaixar nessas recomendações à força! Isso pode deixar seu post entediante, repetitivo e no final das contas nem os bots vão gostar de passar por alí – é sério, eles já reconhecem o uso abusivo das palavras-chave!

Se você já pensa em SEO na hora de criar conteúdo, o próximo passo é investir em um servidor melhor, design responsivo e redes sociais. Alguma recomendação que deixamos passar? Comente!

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Se você precisa de alguém para te ajudar, você pode mandar uma mensagem para nós da Homem Máquina com o endereço do seu site e faremos um teste de SEO. Fazemos essa avaliação gratuitamente e no final você terá uma lista com ações mais importantes para melhorar o desempenho do seu site nos mecanismos de busca.

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