Skills UX: o que um UX designer precisa ter?

Algo que se tornou essencial para qualquer UX designer que deseja se destacar no mercado e praticar boas relações nas empresas, é desenvolver skills UX.

 

Pensando especificamente em suas habilidades técnicas e sociais, quanto mais você investir nessas skills, melhores tendem a ser os resultados obtidos no mercado de trabalho.

Para podermos pensar um pouco mais nelas e em sua importância para o desenvolvimento profissional, preparamos um guia que explica com clareza sobre as principais skills que um UX designer precisa ter.

O que faz um UX designer?

Antes de começarmos a falar sobre as skills UX, em específico, vale a pena conceituarmos um pouco sobre os profissionais que atuam nesse ramo.

O termo UX vem da língua inglesa e significa User Experience. Em tradução livre, seria “experiência do usuário”. Isso é algo que, atualmente, tem sido extremamente valorizado no marketing digital e no varejo online.

Por isso, diversos profissionais da área do design estão se especializando na arquitetura de páginas e aplicativos que otimizem essa experiência, de modo a tornar a navegabilidade mais atraente e emotiva. Com isso, influenciar positivamente em sua percepção e captação de valor.

Para tanto, os UX designers investem em “skills”, habilidades comportamentais e técnicas, e que contribuem para a criação de projetos melhores elaborados, seja ao nível individual ou na coletividade do trabalho.

Essas skills são divididas em duas características:

  • Soft skills: sendo as habilidades de relacionamento, sua postura no ambiente de trabalho e a capacidade de resolver problemas;
  • Hard skills: sendo as habilidades técnicas, capacitações teóricas de desenvolvimento prático das ações que influenciarão na criação de um projeto.

Os dois tipos de skills UX são essenciais em um bom profissional e vamos falar um pouco mais detalhadamente sobre elas.Soft skills: as habilidades de relacionamento

Chamamos soft skills UX todas as habilidades comportamentais de um indivíduo, com a sua capacidade de se relacionar em um ambiente de trabalho, desenvolver resultados de forma humana e, também, contribuir para o crescimento da equipe.

Elas são essenciais para qualquer categoria de profissional, considerando que, primeiro, somos seres sociais.

Somos influenciados por situações negativas e positivas. Ter boas soft skills desenvolvidas poderá ser o diferencial para lidar com os dois cenários da maneira mais natural possível.

Mas, indo além de uma questão de aprimoramento pessoal, é comprovado que ambientes de trabalho que valorizam o bom relacionamento e um bom clima organizacional tendem a apresentar melhores resultados.

Entre as principais soft skills UX que você pode ter, estão:

  • Proatividade: pensar e se dedicar em tarefas complementares, que poderão contribuir para o crescimento da equipe na totalidade e na obtenção de melhores resultados para o grupo;

  • Capacidade de escutar: ouvir opiniões de outros membros da equipe é uma excelente maneira de ter um novo ponto de vista sobre o seu projeto. Isso gera mais troca de conhecimento;

  • Compartilhar ideias: o universo do UX está em constante crescimento e sempre surge uma novidade avassaladora na área. Por isso, quando você divide ideias acaba por agregar novas e mais interessantes habilidades, que podem ser uma novidade para você;

  • Resiliência: por fim, a resiliência é uma soft skill essencial atualmente. Nem sempre estamos com o total controle das situações e imprevistos podem acontecer. Portanto, é essencial conseguir lidar com essas condições de maneira adaptável e colaborativa.

Hard skills: conhecimentos técnicos

As hard skills UX são todas as suas competências e habilidades obtidas por meios teóricos de aprendizagem.

Em suma, são os cursos, certificações, workshops e treinamentos em diversas áreas, que podem ter te capacitado para atuar em diferentes categorias de funções.

As hard skills costumam ser mais fáceis de quantificar e tangibilizar. Por exemplo, o grau de escolaridade é uma hard skill.

Na área de UX, elas são essenciais para que os profissionais consigam otimizar a arquitetura de páginas e sites. Justamente, porque geram conhecimento agregado, considerando o que seria o melhor para a usabilidade do serviço.

Outros exemplos de hard skills UX que são extremamente valorizadas pelas empresas são:

  • Domínio da linguagem de programação: saber o máximo possível sobre as áreas estruturais de um site ou aplicativo irá te ajudar muito no momento de criar a arquitetura dos mesmos. Isso porque você já consegue desenvolver o design pensando na possibilidade real de usabilidade de cada ação;

  • Habilidades em estatísticas: outra hard skill essencial na área do UX design, é a habilidade em estatística. Por mais que esse seja um segmento criativo, ainda assim é importante que você conheça os tópicos principais que garantem uma boa experiência de uso;

  • Domínio de outros idiomas: dominar idiomas, hoje, é extremamente importante. Porém, nas áreas de design e programação isso pode ser um diferencial agregador enorme;

Domínio de ferramentas digitais: por fim, saber operar o máximo possível de softwares de design pode te tornar um profissional ainda mais requisitado no mercado.

O ponto de equilíbrio das skills UX: como encontrar?

Ser apenas um bom profissional para a convivência não basta, da mesma forma que investir apenas em conhecimento técnico, sem se preocupar com o relacionamento interpessoal, também aumenta as chances de fracasso.

Por isso, é essencial que as soft e hard skills UX estejam em constante equilíbrio, justamente para você conseguir ter bons resultados tanto em comportamento, quando em desenvolvimento.

Invista em se aprimorar, crescer profissionalmente e aprender o máximo possível sobre UX design. Mas, não deixe de treinar, também, suas habilidades interpessoais! Isso, hoje em dia, é o foco dos recrutadores.

Vale a pena investir no desenvolvimento de skills UX?

Certamente, se você quer ser um bom designer de UX, precisa investir no desenvolvimento de suas skills UX.

Desde a capacidade de se relacionar em um ambiente de trabalho com muitas obrigações, até se tornar cada vez mais competente no desenvolvimento de materiais, tudo isso irá influenciar a sua competitividade no mercado de trabalho.

Profissionais com skills UX bem definidas são mais procurados, justamente por sua adaptabilidade e capacidade de atuação.

Então, vale a pena se aprofundar um pouco mais no assunto, para se destacar diante da concorrência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina