Consultoria em Design Thinking: porquê contratar e quais as vantagens

No artigo de hoje, vamos te mostrar as vantagens que existem em contratar um serviço de consultoria em Design Thinking e como determinar qual é o melhor tipo para você.

Quando falamos em consultorias, temos dois tipos de reações: os que adoram e abraçam por completo a ideia e aqueles que são mais resistentes à ela. Esse texto é para você, que ainda não tem certeza dos porquês de escolher uma consultoria e como que isso pode te ajudar.

Começando pelo básico: eu preciso de Design Thinking na minha empresa?

Uma metodologia de Design Thinking -ou de descoberta- ajuda muito no fluxo de projetos e processos dentro da maioria das empresas. Os impactos do Design Thinking para soluções de problemas e a sua eficácia na hora de apresentar resultados já é uma realidade para muitos e não é a toa que vemos as maiores e mais lucrativas empresas globais com equipes inteiras dedicadas a essa metodologia.

Com uma equipe pensando no modelo Design Thinking, você tem uma forma mais ágil e certeira de resolver problemas que a empresa pode enfrentar, sejam eles da área de produtos, serviços e até em processos internos. E quando pensamos no Design Thinking como uma metodologia que oferece soluções para cenários que são complexos através de um olhar inovador, geralmente os resultados superam as expectativas dos clientes.

Envolvendo profissionais e especialistas de diversos setores, o Design Thinking promove um ambiente fértil em novas formas de atacar um gargalo de uma maneira criativa, simples e viável, gerando um maior retorno sobre o investimento.

E o que faz uma consultoria em Design Thinking?

O Design Thinking, exatamente como o nome indica, é a abordagem do Design em como se pensar nas coisas. Por ser uma área de pensamento criativo e fundado para a solução de problemas, muitos designers começaram a aplicar essa metodologia para outras áreas além do design.

Basicamente, o Design Thinking é uma metodologia de soluções de problema que conta com um olhar criativo, aproximando-se das dores e demandas daquele entendimento e oferecendo alternativas mais inovadoras para aquele problema.

Hoje, o Design Thinking é considerado uma vantagem competitiva no mundo dos negócios e está mudando a forma como as empresas investem em funcionários e encaram seus processos internos, produtos e serviços, buscando um olhar mais inovador e compatível com a experiência que os usuários, clientes e colaboradores de hoje exigem de uma empresa.

Como a consultoria de Design Thinking pode me ajudar?

A resposta está clara: ela te oferece um retorno melhor sobre os investimentos e soluções inovadoras para seus problemas.

A proposta de uma consultoria de Design Thinking é de reativar a criatividade e olhar de outro ângulo para determinados problemas e gargalos dentro da sua empresa, revisitando e entendendo melhor seus processos e projetos com uma abordagem criativa e multidisciplinar.

Hoje o Design Thinking vem com força para dentro das áreas de gestão e inovação, justamente por ter uma abordagem que lida com soluções e alternativas mais inteligentes para problemas que enfrentamos no dia a dia, sejam em startups ou empresas de maior porte.

E quais são as vantagens?

Com uma abordagem que leva em consideração todos os pontos de contato de um produto ou serviço, o Design Thinking promove uma melhor experiência do usuário, ou o UX, para que a empresa em questão se aproxime cada vez mais de seu público. Aqui, não falamos apenas em público externo, mas também o público interno que precisa ser cuidado de forma atenciosa para o melhor desenvolvimento da empresa.

Além disso, o Design Thinking pode oferecer redução de custos e encontrar alternativas para problemas que, de fora, pareciam impossíveis de serem resolvidos.

Cuidar da forma como a sua empresa trabalha é fundamental e, hoje, estar um posso a frente do mercado é uma das saídas que encontramos para nos diferenciarmos como players dentro do mercado. O Design Thinking é a metodologia certa para quem precisa de alternativas inteligentes e feitas de forma exclusiva para cada uma das empresas que se insere.

Quer saber mais sobre como uma consultoria em Design Thinking funciona e precisa de insights rápidos que vão mudar o rumo dos seus negócios? Fale com o nosso time de especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina