Boas práticas de UX design para empresas

O UX design como estratégia de negócio é um grande diferencial, melhorando o produto digital e criando uma sensação de proximidade entre o cliente e a empresa. Ele também pode ser usado como uma ferramenta de marketing, atuando na melhora do desempenho do produto e do ranking empresa no mercado.

O que é UX design e qual a sua importância

O termo UX se refere a toda a experiência que o usuário teve ou tem com o serviço ou produto oferecido.  O UX design é direcionado para  a otimização das experiências desse usuário. Esse direcionamento permite que o design seja criado e personalizado com base no perfil do cliente, aumentando as chances de conversão, melhorando a experiência dos clientes com a empresa e assim atraindo novos clientes e fidelizando os antigos.

Além de todos os benefícios que o UX design proporciona para a relação cliente-empresa, ele também é responsável por um aumento na produtividade e uma redução nos custos de produção e venda, aumentando o lucro da empresa.

Mesmo com todos os benefícios citados com o design direcionado, muitas empresas ainda não investem em práticas de UX adequadas, seja por desconhecimento ou por dificuldade na implementação. E embora possa parecer difícil implementar algo tão direcionado para o cliente, com algumas dicas já é possível começar a melhorar a experiência do seu produto ou serviço.

Boas práticas de UX design

Seguindo boas práticas de UX design é possível melhorar (e muito) a experiência do cliente com a empresa, acarretando em diversas vantagens como visto anteriormente. Por isso, para implementar o design direcionado para o usuário e mantê-lo otimizado, a empresa deve:

  • Pensar na acessibilidade do design: planejar uma experiência acessível é muito importante para melhorar o alcance da empresa. Ao planejar a estrutura do design é necessário focar nas experiências anteriores vividas pelo cliente, mas também pensar nas experiências futuras que o design poderá trazer para o cliente. É importante e necessário se atentar aos detalhes, como o uso de cores que facilitam a visualização do design, uso de letras com um tamanho adequado para a leitura, tamanho dos botões de ação, entre outros. Para saber mais sobre design acessível, clique aqui.
  • Criar um design bonito e funcional: manter o conteúdo organizado permite que a experiência do cliente seja mais fácil. Afinal, de nada adianta ter um design esteticamente perfeito mas com uma interface complicada, a qual o usuário enfrenta dificuldades para mexer e chegar onde precisa.
  • Manter a interface intuitiva: reforçando o ponto anterior! Assim como uma estética adequada e funcional é muito importante, a experiência também deve ser planejada pensando na usabilidade e compreensão por parte do cliente. O produto deve ter uma interface intuitiva e conter informações de fácil compreensão, deixando a visualização do conteúdo mais agradável para o cliente.
  • Otimizar a performance do site: detalhes de desempenho também são importantes no UX design. Problemas de navegação como um site com o carregamento lento, por exemplo, pode aumentar a taxa de rejeição do seu produto ou serviço. Com pequenas ações, como o carregamento de itens mais leves quando o site abre ou a realização de testes de velocidade, esses problemas podem ser evitados.
  • Mostrar ao usuário como o produto oferecido é necessário para ele: o UX design é desenvolvido com base nas experiências do cliente e por isso deve ficar claro em sua experiência como o produto ou serviço oferecido pode otimizar a sua vida e quais os benefícios que pode trazer para o dia a dia. Incentive o cliente a conhecer mais sobre o produto no site, usando como base os problemas e as situações que possivelmente já foram vivenciadas por eles.
  • Testar a usabilidade do projeto: essa parte é muito importante para a análise do UX design, e para isso pode ser usado o teste A/B, medindo a taxa de conversão das duas versões testadas e avaliando qual a melhor.
  • Acompanhar o desempenho do UX design: o UX design deve ser acompanhado, avaliando as métricas e vendo qual o alcance do UX design e se ele está sendo efetivo e funcional com o cliente.

Conclusão

O UX design é uma excelente estratégia para negócios e, seguindo boas práticas, você pode obter muitos resultados positivos. Hoje existem empresas que atuam na otimização da experiência do usuário, como a Homem Máquina. A Homem Máquina atua no desenvolvimento de negócios digitais e conta com serviços como a consultoria de UX. Para saber mais, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina