Montando uma equipe de UX escalável

Trabalhar a experiência do cliente é necessário e pode contribuir muito para o aumento de conversões e vendas da empresa. Entretanto, acabamos esquecendo de falar sobre uma peça fundamental para a criação do UX design: uma equipe completa, que não apenas domine as técnicas de design, mas que tenha integração entre suas ideias.

Quando falamos em UX devemos pensar em todos os processos necessários para sua elaboração, como pesquisa, planejamento, desenvolvimento e execução. Para conseguir executar esses processos com qualidade, precisamos de uma boa equipe!

Uma equipe de UX é composta por diversas áreas, que variam de acordo com as necessidades do negócio naquele momento. Mas sempre com o mesmo objetivo final: a melhor experiência possível para o cliente.

As principais áreas que formam uma equipe de UX

Pesquisa UX:  

Essa área é responsável pelas pesquisas com os usuários, identificando os principais comportamentos, necessidades, motivações que o levam a escolher determinado produto  e  também suas “dores” – entendendo assim quais situações negativas anteriores podem afetar na escolha atual do produto.

Aqui acontece a coleta das informações que serão usadas como base do UX design. Os profissionais dessa área contam com muitas ferramentas ao seu dispor e devem ter muita atenção ao usá-las, para não perder nenhuma informação.

UX:

Aqui os profissionais precisam entender e conhecer o usuário com base nas informações coletadas nas pesquisas, para que possam fornecer respaldo para a criação do design pela equipe de UI. Esses profissionais também acompanham o desempenho de trabalhos já feitos.

Essa parte de desenvolvimento é muito importante pois são os profissionais dessa área que vão dar forma aos dados coletados pelos pesquisadores, transformando informações e detalhes em modelos e wireframes.

Design da interface do usuário (UI):

Aqui entra tudo que envolve o planejamento da estética do produto. Essa estética é pautada nas informações que recebem do time de UX, que projeta o produto com base nas informações das pesquisas.

É importante que os profissionais dessa área sejam capacitados tanto em UX (considerado um desenvolvimento front-end) quanto em UI (considerado um desenvolvimento back-end). Eles são os responsáveis por selecionar padrões, ícones, formas e até mesmo cores levando em consideração a experiência do usuário, mas com base em sua experiência e capacitação profissional.

Além dessas áreas, alguns outros profissionais podem compor a equipe, como o UX writer (responsável por projetar o tom de voz que o produto pretende passar) e o analista de usabilidade (responsável por checar frequentemente a usabilidade das interfaces).

Dicas para montar o seu time de design

Assim como o UX é uma experiência personalizada, a equipe ideal também depende do tipo de produto, da empresa e seus objetivos. Não há uma fórmula específica para montar uma equipe, mas com algumas dicas é possível seguir um bom caminho:

  • Invista na área da pesquisa: conhecer o usuário é o primeiro passo para a construção da experiência, e caso essa etapa não tenha investimentos adequados, pode desestruturar todo o processo.
  • Invista na diversidade: é interessante poder contar com profissionais com diferentes ideias e referências, como por exemplo unir um profissional que pensa de forma mais qualitativa com um que pensa de forma mais quantitativa. Essa “junção de opostos” permite que o design construído seja “para todos” por mais que seja baseado na experiência do cliente. Por mais que pensem de jeitos diferentes, quando a equipe está estruturada de forma adequada, essas diversas formas de pensar se unem de forma coerente, com um pouco de cada experiência e opinião.
  • Aposte no Design thinking: isso significa treinar a equipe para que tenha habilidades de pensamento crítico, habilidades para a resolução de problemas de alta complexidade e outros. Treinar essa equipe junta permite que eles estejam com pensamento “alinhado” por mais diferentes que sejam.
  • Tenha um líder que coordene essa equipe de forma adequada: o responsável por coordenar a equipe de UX tem uma grande responsabilidade e deve ser capacitado para isso.

Respeitando as particularidades de cada empresa é possível montar uma equipe de UX de sucesso e completa. Existe também a possibilidade de fazer o outsourcing design e assim terceirizar esse serviço para sua empresa. Para saber sobre esse assunto, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina