Consultoria de UX: parte II

Já falamos sobre as definições de estratégia, agora é hora da geração de ideias.

consultor de ux ideias

Como dito na matéria anterior, um consultor de UX passa por muitos processos no decorrer de um projeto. Nosso objetivo é mostrar de maneira resumida as principais ferramentas utilizadas durante o desenvolvimento do produto.

As metodologias a seguir são aplicadas pelo UX designer na etapa criativa do projeto. Elas garantem o alinhamento da equipe em relação ao produto em andamento e ajudam na coleta de ideias.

  • Brainstorming. Técnica de geração de ideias, sem restrições, utilizada para resolver determinado problema, juntar informações e explorar o potencial criativo da equipe. Ajuda na visualização de soluções de design antes de decidir qual caminho efetivamente seguir.
  • Moodboard. Imagens e referências reunidas que organizam e traduzem visualmente uma ideia. Ajuda a criar um foco e a mostrar o produto de forma lúdica para a equipe e clientes.
  • Storyboard. Guia visual das ações que os consumidores realizarão usando o produto. Faz com que os designers criem empatia com o consumidor enquanto criam o escopo do produto.
  • Fluxo do Usuário. Representação visual do cenário em que o usuário deve interagir com o produto/serviço que está sendo projetado. Essa ferramenta ajuda a otimizar o passo a passo da experiência.
  • Análise de Tarefas. Metodologia usada para detalhar informações e ações necessárias para o usuário completar determinada tarefa.Facilita a distribuição correta de tarefas e o entendimento do sistema do produto em desenvolvimento.
  • Taxonomia. Uma análise das diversas formas de categorizar conteúdo e informação. Ajuda na estruturação do conteúdo e rótulos pelos quais os usuários passaram enquanto navegam pelo site.

O foco nessa etapa está em gerar insights. É o momento de utilizar metodologias criativas em cima de questões que surgiram na fase anterior, de descoberta e imersão do novo projeto. Essas técnicas ajudam a equipe a pensar em soluções criativas para oportunidades previamente identificadas.

Na próxima matéria sobre o tema falaremos sobre o Planejamento do Produto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?

Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital

Conheça melhor a Homem Máquina