Consultoria de UX: parte IV

Feito o Planejamento do Projeto, passamos para a fase de Pesquisa e Validação.

A seguir, as metodologias mais utilizadas pelos UX designers para entender, na prática, o consumidor e seu engajamento com o produto:

  • Focus Group. Usuários são reunidos para debater questões envolvendo o produto. Essa metodologia ajuda o time a se familiarizar com o público-alvo e gera insights úteis para o desenvolvimento do projeto.
  • Pesquisa Quantitativa. Pesquisa menos aprofundada, em que o usuário responde a perguntas fechadas e gera resultados que podem ser medidos em números. Ferramenta útil para medir o grau de satisfação dos consumidores e coletar feedback.
  • Teste de Usabilidade. Técnica que serve para verificar a facilidade que o software ou site possui de ser compreendido e manipulado pelo Usuário. É feita uma entrevista com o consumidor, onde ele deve interagir com um protótipo do produto ou sua versão final. No decorrer da entrevista o pesquisador anota  e avalia seus comportamentos e opiniões sobre a experiência de uso.
  • Card Sorting. Metodologia em que os usuários devem categorizar conteúdos e funcionalidades do produto. Ajuda o time a organizar a hierarquia de conteúdo e na taxonomia.
  • Teste A/B. Criação de duas versões do produto para testar qual delas têm melhores resultados. Metodologia eficiente para melhorar as taxas de conversões de landing pages, formulários de cadastro, compras.
  • Eyetracking. Metodologia que permite identificar o ponto da tela para qual o usuário está olhando a cada momento da experiência de uso do produto. Feita a medição, é gerado um relatório de heatmap destacando os pontos mais olhados pelo usuário.

Essa etapa serve para fornecer a toda equipe informações úteis sobre o que o consumidor espera e como pensa e  interage com o produto em desenvolvimento. Os dados extraídos durante os testes instruem o projeto como um todo, ajudando a prover melhores soluções e a gerar insights para inovação e otimização do produto.

Na próxima -e última- matéria sobre o tema, falaremos sobre o Desenho de Interfaces.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?

Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital

Conheça melhor a Homem Máquina