Como criar cultura de design dentro da sua empresa

Você já ouviu falar em cultura do design? Se você ainda não conhece, pode estar perdendo uma grande oportunidade de alavancar seus resultados. Antes de entender como essa prática pode ser benéfica para o seu negócio, precisamos definir esse termo.

A palavra cultura se refere ao conjunto de comportamentos e hábitos de determinada pessoa ou grupo de pessoas. Ela pode ser usada para definir como um determinado grupo irá agir ou funcionar. Dessa forma, podemos pensar na cultura do design como o criar olhando para o projeto e analisando os fatores externos, como a reação da sociedade com aquilo. Alguns autores sugerem que a cultura de design é também a conscientização dos membros da equipe sobre a importância do UX e a importância de seu papel no processo de trabalho e do desenvolvimento de projetos.

Para deixar mais claro, podemos dizer que a cultura do design engloba (e influencia diretamente) pensamento do projeto, o formato que o projeto terá, as etapas da metodologia e similares. A cultura do design é indispensável para os dias de hoje, pois onde há interação entre pessoas e processos, ela pode ser aplicada para a resolução de conflitos, trazendo também uma visão mais humana para os processos.

Para que (e quem) a cultura de design é importante

A cultura de design pode ser considerada importante em diversos cenários, pois:

  • Com a cultura de design membros de outras equipes (que não são designers) podem identificar pequenos problemas de UX, se tornando um trabalho de todas as equipes;
  • Com ela, a equipe consegue entender melhor qual o trabalho do designer e as tarefas que executa em seu dia a dia.

Além disso, a cultura de design pode ser implementada em seu dia a dia com pequenas estratégias, que vão beneficiar não só a equipe de design como as demais equipes da empresa. A cultura de design não vai ser disseminada do dia para a noite dentro da empresa, mas em pouco tempo vai se tornar algo mais difundido e usual, trazendo inúmeros benefícios para o seu negócio.

Como construir a cultura de design dentro de uma empresa

Se você deseja implementar a cultura de design dentro de sua empresa precisa ter em mente que se trata de um processo construído com processos.

Mapeie o nível de maturidade de design de empresa

Esse é um dos pontos mais importantes para a implementação da cultura de design de uma empresa. Ao mapear e determinar qual o nível de maturidade do design da empresa a equipe pode determinar quais as estratégias mais efetivas e adequadas para o momento. Por exemplo, empresas que estão em um nível mais inicial de maturidade costumam não ter tantos recursos financeiros e de tempo para a realização de testes e pesquisas.

Nesses casos, após mapear o nível de maturidade, a equipe pode planejar e desenvolver estratégias que sejam específicas para aquele nível de maturidade, podendo evoluir gradualmente sua maturidade e consequentemente a cultura de design da empresa.

Observe a cultura da empresa de diferentes formas e níveis

Outra estratégia importante para a implementação da cultura de design é observar a cultura da empresa de outros níveis organizacionais, como por exemplo vivenciando a rotina de uma outra equipe da empresa. Dentro de uma empresa há diferentes cargos e consequentemente diferentes cenários dentro de um mesmo local.

Para observar a cultura de outros níveis não são necessários grandes investimentos financeiros, basta apenas que quem esteja realizando a pesquisa vá até o local de trabalho desses outros níveis organizacionais e viva a experiência da rotina da equipe na prática, anotando as percepções que possivelmente essa equipe tem, de um jeito bem similar a uma pesquisa de campo.

Entenda quais os objetivos presentes na empresa

Nesse ponto não estamos falando dos objetivos traçados pelos gestores da empresa para o negócio, mas sim investigar quais os objetivos e inspirações desses gestores e de outras equipes. Por mais que possa parecer difícil, estar em uma empresa é também dividir objetivos com os membros da equipe.

Entenda como a sua mensagem chega até as pessoas

Para atingir o máximo de pessoas com uma mensagem é necessário que essa mensagem seja clara e objetiva. Usar termos extremamente técnicos e palavras que só quem é experiente na área de design conhece dificulta a comunicação com outras equipes e também distancia as pessoas da cultura do design. Procure usar uma linguagem que seja clara, passe conhecimento e não dúvidas para quem receber a mensagem.

Fale sobre design e mostre sua importância no dia a dia da empresa

As pessoas costumam dar maior atenção e importância para aquilo que conhecem e sabem da importância no dia a dia e para sua vida. Por isso, mostre mais sobre o seu trabalho (de forma clara) e sobre a usabilidade e importância desses projetos. Repasse a importância da cultura de design dentro de uma empresa, e mostre como isso pode beneficiar o dia a dia de toda a empresa.

Realize um treinamento de UX Design

Ao instruir mais sobre o design, também podem ser aplicados treinamentos que mostrem na prática a importância do design. Não se esqueça de nesse treinamento aplicar uma das dicas anteriores de linguagem clara e objetiva para repassar o conhecimento.

Além dessas, existem diversas estratégias que você pode aplicar no dia a dia de sua empresa para a disseminação da cultura de design. Elas podem ser adaptadas de acordo com a rotina da equipe também. O importante é que sejam aplicadas em conjunto, para tornar a cultura do design cada vez mais forte dentro da empresa.

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