Erros comuns de usabilidade em design de sites

A usabilidade está ganhando cada vez mais destaque no ranqueamento de sites. O Google, maior ferramenta de busca atualmente, pune ferozmente sites com erros de usabilidade; por isso é importante tomar cuidado na hora de fazer o design do seu.

Recentemente, em uma das atualizações do algoritmo do Google, muitas empresas foram pegas de surpresa. E nessa, sites que não se preocupavam com a usabilidade acabaram sendo drasticamente afetados. Alguns deles foram lançados da primeira página para a vigésima no mecanismo de busca.

Se você foi um dos prejudicados pela atualização do Google, ou se está apenas querendo saber um pouco mais sobre usabilidade, não deixe de conferir nosso artigo sobre a importância da usabilidade para seu negócio digital.

Existem vários tipos de erros quando o assunto é usabilidade. Porém, a maioria é reversível, desde que diagnosticada por um profissional qualificado.

Vamos agora apresentar os maiores erros de usabilidade para sites e aplicativos.

Veja alguns erros comuns de usabilidade

Em resumo, podemos dizer que os erros comuns de usabilidade estão divididos em 2 tipos: erros técnicos e erros por descuido. Os erros técnicos são os mais graves para os mecanismos de busca, pois atrapalham os robôs na hora de vasculhar seu site. Já os erros por descuido aumentam a rejeição de seu site por parte dos usuários.

Veja mais detalhes e alguns exemplos a seguir.

Erros técnicos

    1. Excesso de submenus: nem sempre mais é melhor, e isso também é verdade quando o assunto é submenu. Se o usuário tiver que clicar muitas vezes até conseguir o que quer, prepare-se: seu site será rebaixado pelo Google. O ideal é que em três cliques ou menos ele já consiga o que está procurando.
    2. Design confuso: desenhe seu site ou aplicativo como se uma criança de 5 anos fosse usá-lo. É sério, seu site deve ser limpo, intuitivo e de fácil navegação. Qualquer dificuldade é um bom motivo para sofrer punição dos mecanismos de busca.
    3. Carregamento lento: esperar 30 minutos para um site carregar era aceitável quando só existia internet discada. Porém, com banda de internet beirando a ordem do Gigabyte, esperar 5 segundos é um tempo inaceitável. Se seu site estiver com este problema, entre em contato com uma empresa que entende de UX e UI, como a Homem Máquina.
    4. Proibido retornar: sabe uma coisa que deixa seus usuários desesperados? Não permitir que voltem etapas. Dessa forma, as pobres almas que estiverem navegando por seu site só poderão ir para frente e, caso queiram voltar na página anterior, terão que recomeçar todo o processo novamente.

Erros por descuido

    1. Mensagens de erro sem sentido:
      Você está preenchendo as informações de um longo cadastro e então BAM. Uma mensagem de erro aparece no meio da tela informando que algo está preenchido incorretamente. Só que ele não avisa o que precisa ser corrigido. E você só tem 84 mil caixas preenchidas para checar a procura do tal erro. Não seja esse site: de detalhes sobre o erro para o cliente poder corrigi-lo sem maiores problemas.
    2. Use menus estendidos: quando estiver elaborando um site para desktop, evite utilizar o menu tipo hambúrguer (aquele com três tracinhos). Assim, dê sempre preferência por menus estendidos e com fácil visibilidade para o usuário. Lembre-se da regra dos três cliques ou menos descrita anteriormente.
    3. Vai ouvir música sim: não existe nada mais desagradável do que entrar em um site e uma música começar a tocar. O mais engraçado é que a música é sempre estranha e cacofônicas para nossos ouvidinhos de usuário. Bate aquele desespero e fazemos de tudo para que o sofrimento cesse. O site ganha um ponto negativo extra se o botão de pause for discreto e difícil de achar.
    4. Formulários grandes demais:  Como empresa buscamos sempre o máximo de informação sobre nossos clientes e, para isso, é essencial fazer o uso de formulários. E ai algumas marcas mandam logo um formulário de 3 horas de duração. Você só queria baixar um ebook culinário e agora tem que informar até a cor da coleira do seu cachorro.

Esses são alguns dos erros mais comuns de usabilidade encontrados pelo mundo selvagem da internet. Existem vários outros, como os pop-ups, responsividade, quebra-página e assim por diante. Focamos apenas nos essenciais.

Conclusão

Fazer uma avaliação de usabilidade em seu site é vital para um bom ranqueamento nos mecanismos de busca. A prevenção de erros de usabilidade deve ser encarada como uma estratégia de negócio para o sucesso do seu produto digital.

No entanto, a usabilidade para sites e aplicativos é uma tarefa que deve ser desempenhada por profissionais capacitados e experientes, e o melhor lugar para encontrar esse pessoal é aqui na Homem Máquina.

Se estiver tendo problemas em seu site ou aplicativo, não fique tímido, entre em contato conosco e vamos falar sobre seu projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina