O que faz com que usuários naveguem por mais tempo, aumentando as suas chances de conversão? Uma boa usabilidade. Hoje, com um mercado super competitivo e muitas ofertas dos mais diversos tipos de produto, o maior objetivo é reter o seu usuário com uma plataforma atrativa e simples de navegar, cumprindo os desejos do seu cliente de forma a facilitar seu processo de tomada de decisão.
Mas o que é usabilidade?
O termo usabilidade é um conceito que já existe muito antes da tecnologia, sendo um dos princípios básicos das áreas nas quais o design está inserido. Hoje ele é usado principalmente quando estamos falando de plataformas digitais ou produtos digitais, se referindo muito mais ao usuário como consumidor virtual.
A usabilidade está em diversos ramos da tecnologia, mas o foco é que seu site ou aplicativo seja:
- Fácil de navegar, fácil de encontrar os recursos necessários;
- Acessível e bem estruturado, sem informações demais na tela;
- Que passe a sensação de ter sido feito sob medida para o usuário.
A sua plataforma precisa passar para o usuário tenha a sensação de que ele vai conseguir tudo o que precisa, sem dor de cabeça. A interface deve ser bonita, bem feita e funcional, entregando valor e cumprindo o objetivo da jornada do usuário. Um bom exemplo é pensar no mapeamento de um site e o quão claro ele parece ser para você; se esse site que você pensou é confuso, a sua usabilidade é baixa, se é um site que você gosta, são altas as chances dele ter sido pensado para isso.
Como a falta de usabilidade pode impactar negativamente o seu negócio
Um site que nunca passou por testes de usabilidade provavelmente apresenta uma navegação de baixa qualidade, na qual você dificilmente acha o que precisa ou, quando acha, a experiência é demorada e nunca carrega do jeito certo.
Qual é a primeira coisa que o usuário vai fazer quando estiver frustrado? Ele vai sair da sua plataforma e buscar o que precisa em outras. E assim você acaba de perder um lead ou uma conversão por falta de usabilidade. Parece terrível e é a realidade de todos que não se dedicam a criar um serviço ou produto que satisfaça o usuário de primeira.
A falta de usabilidade cria barreiras e impedimentos para que seus usuários sejam convertidos, diminuindo a confiabilidade e a fixação positiva da sua marca na cabeça dos seus clientes. Isso pode significar uma diminuição das suas vendas ou conversões e também pode afetar a força da sua marca no mercado.
O design, o UX e a usabilidade
Nós já falamos muito sobre experiência do usuário e você pode conferir alguns dos nossos artigos aqui e aqui.
O design, como matéria e como área de trabalho, tem um fundamento principal: tornar a vida das pessoas mais fácil. É sobre isso que o designer pensa o tempo todo, em trazer soluções para atender demandas. Quando você tem um designer e um especialista em UX trabalhando na usabilidade do seu site, você aumenta as chances de ter um retorno positivo naquele esforço. Com a cabeça programada para te trazer soluções e simplificar a vida de todos, um bom designer de UX buscará todas as maneiras mais interessantes de tornar a sua plataforma em um ambiente atrativo para os seus clientes.
Investindo na usabilidade do seu site
Se você ainda não está convencido do porquê é essencial trabalhar com a usabilidade da sua plataforma, nós temos um argumento final: empresas que apresentam espaços com maior usabilidade têm um aumento significativo nos lucros e na conversão de leads em clientes com um custo de aquisição menor do que a média.
Quanto melhor a sua usabilidade, melhor a sua taxa de conversão e menor o seu custo de aquisição.
E hoje existem consultorias especializadas nesse tipo de serviço. O ideal é contratar empresas que se dediquem à consultoria em design e usabilidade para te apresentar resultados práticos e realistas.
Precisando de ajuda para otimizar seu site? Nós temos um time de especialistas prontos para falar com você.