A importância do UX design na criação de um site

Nos dias de hoje é muito fácil conseguir montar um site; basicamente são necessários apenas um domínio, um construtor de sites e uma hospedagem. Porém, existe um fator determinante em todos as plataformas de sucesso: a atenção a experiência do usuário.

Além disso, vindo de mãos dadas com o UX  design temos a usabilidade, outro ponto importante na hora de ranquear seu site nos mecanismos de busca. A importância da usabilidade e do UX na construição de um bom site é tremenda, sobretudo após o algoritmo do Google dar ainda mais ênfase a essa métrica. 

Vamos então entender um pouco mais sobre o que UX e usabilidade significam.

O que é UX e qual sua relação com a usabilidade?

O conceito de UX é bem simples: engloba toda a experiência que o usuário tem ao utilizar seu site. Já o conceito de usabilidade, em resumo, está relacionado a facilidade em navegar pelo seu produto digital. Vamos a um exemplo.

Imagine que você pretende comprar um presente para um amigo e, para isso, vai até uma loja. Quando chega na loja, encontra placas indicando que a sessão desejada fica à direita. Indo nesta direção, chega a uma bifurcação sem nenhuma sinalização; você decide ir pela esquerda. Caminho errado. Após retornar, vai pela direita, chega na sessão desejada e escolhe um item. Já no caixa descobre que a loja não aceita cartão de crédito. Detalhe: essa era a única forma de pagamento possível para você.

No exemplo acima, a usabilidade ficaria responsável por informar onde a sessão desejada se localiza na loja, de forma direta e eficiente. Além disso, está sob seu domínio informar ao cliente sobre as formas de pagamento, localização do caixa e assim por diante. O UX leva toda a interação com o cliente em conta, desde a propaganda da loja até o pós-venda.

O UX está preocupado com o que o usuário sente ao navegar pelo site. Clicar em um link que não funciona, por exemplo, é desagradável para ele. Além disso, um menu confuso pode frustrá-lo bastante e deve ser evitado a todo custo. Veja a seguir uma lista de boas práticas de UX e usabilidade.

Boas práticas de UX e Usabilidade para sites

Manter um bom nível de UX e usabilidade no design de sites pode ser uma tarefa desafiadora. Para te ajudar, separamos uma lista sobre boas práticas. Confira abaixo:

1. Simplicidade é tudo

O segredo de uma boa usabilidade em sites é manter a simplicidade. Menus claros e destacados, assim como bem posicionados melhoram muito a experiência do usuário. Deixe todos os elementos destacados e de uso intuitivo para seu usuário.

Elementos com cores contrastantes e harmônicas, nomeados adequadamente e sem muito “fru fru” é um ótimo ponto de partida. Conforme for desenvolvendo seu negócio, o site vai absorver a personalidade da sua empresa naturalmente.

Atenção aos links

Os links de suas páginas e posts devem ser intuitivos para seu usuário. Isso ajuda principalmente no ranqueamento de seu site por motores de busca. Dessa forma, ao invés de um link como “meusite.com/8as7xas87xa” use “meusite.com/ux-e-usabilidade-em-sites”. Com certeza seu site ganhará algumas posições no Google.

Conteúdo objetivo

Se você já atua no meio digital certamente entendeu a importância do conteúdo de seu site. Um conteúdo objetivo, completo e que responda à pergunta do usuário é o sonho de todos os robôs do Google. É sério, eles vasculham a internet inteira atrás desse produto.

No entanto, se o título do post for “Aprenda a ganhar dinheiro na internet” e o conteúdo falar sobre a anatomia de uma capivara, por exemplo, espere uma punição severa do mecanismo de busca. O ideal é responder à pergunta do usuário o melhor possível, destacando pontos importantes e fornecendo recursos extras para ele.

Teste o seu site

Para finalizar as boas práticas de UX e usabilidade, é importante testar seu próprio site. Faça o procedimento completo: pesquise no Google algumas palavras-chave associadas a ele; veja o link, a descrição e o posicionamento; navegue entre os menus e verifique a praticidade do design, assim como os movimentos dentro do site e as cores; por fim, teste todos os elementos do site, clicando em botões e preenchendo campos.

Conclusão

Vimos neste post que o design UX e a usabilidade são tópicos essenciais na hora de criar um site novo. Eles não só ajudam no ranqueamento como também garantem que os usuários encontrarão o que procuram em sua plataforma.

Se estiver com dificuldades para otimizar seu site, entre em contato com a gente. Temos uma equipe de profissionais treinados e experientes para te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina