UX: Nível de Maturidade de Design nas Empresas

Ao longo dos últimos anos muitos negócios ficaram estritamente digitais e dependentes de softwares para entregar seus produtos ou serviços. Quando o celular finalmente se tornou popular, os aplicativos dominaram nosso dia-a-dia e hoje estão muitas vezes mais presentes até que programas de computador.

Essa rápida expansão trouxe diversas formas de competitividade entre as empresas, em especial nas áreas de UX design e UI design. Em resumo, o objetivo do UI/UX design é tornar a experiência do usuário simples, prática e intuitiva, evitando problemas na hora de usar aplicativos e serviços.

A experiência do usuário hoje é importante a ponto de ser um dos requisitos do Google para o bom ranqueamento da página, ou seja, é também uma métrica valiosa para SEO.

As empresas começam a ter percepção das importância das disciplinas de design e que não são somente de design visual, mas também em metodologias de pesquisa e validação. Entender em que momento sua empresa está na percepção do design e como ela percebe o valor do design é um dos primeiros passos para iniciarmos um processo de consultoria aqui na Homem Máquina.

Isso está relacionado com como o cliente percebe o ROI do Design. De acordo com o The New Design Frontier são 5 estágios diferentes e nós medimos esse nível de maturidade de UX nas empresas antes de poder entender o tipo de serviço e entregáveis que vão atender melhor cada cliente que nos procura. É importante identificar o nível de maturidade UX por que em alguns casos nós vamos interagir mais com o time e reestruturar processos, em outros nós podemos internalizar o projeto de design e validar fluxos mais rapidamente.

Níveis de maturidade UX

No mundo do UX design, os níveis de maturidade UX apontam o quanto de investimento é feito nos produtos e serviços de uma determinada empresa. Além disso, essa métrica expressa o empenho da organização em tornar seu produto fácil de ser utilizado.

Os 5 níveis de maturidade UX são:

    1. Produtores.
    2. Conectores.
    3. Arquitetos.
    4. Cientistas.
    5. Visionários.

Vamos ver em detalhes cada um desses níveis e suas respectivas características.

Nível 1: Produtores

O primeiro nível de maturidade UX tem como característica o foco no visual do produto ofertado. Assim, a empresa se mostra aplicada em desenvolver ótimas guidelines visuais para seus usuários, sendo esse o foco da equipe de UI design.

Porém, outros detalhes importantes acabam ficando de fora, o que gera um problema entre o produto desenhado e o desenvolvido pela empresa. Isso é fruto da má comunicação entre membros da equipe, causando certa ineficiência em ferramentas e processos dentro da organização.

Para subir de nível, a empresa precisa coletar dados dos usuários e trabalhar a interação da equipe responsável pelo produto.

Nível 2: Conectores

O nível 2 já é um grande passo em relação ao nível 1, mas ainda há muito a ser melhorado. Empresas nesse nível realizam testes de usabilidade, têm personas definidas e uma boa integração entre equipes de programação e design.

Para darem o próximo passo, essas empresas precisam ver o design como algo que permeia todo seu modelo de negócio, assim como buscar profissionais com esse mindset inovador.

Nível 3: Arquitetos

Nesse nível de maturidade UX, as empresas começam a ter uma nova característica, onde compreendem a importância do design e se aprofundam além dos procedimentos básicos.

Como consequência, empresas do nível 3 têm uma equipe focada em UX com vários colaboradores, mas não conseguem quantificar o impacto disso para elas.

Assim, além de fortalecer ainda mais essa cultura de UX design, há a necessidade de trabalhar com testes de usabilidade, elaboração de hipóteses e mensuração de resultados para prosseguir evoluindo.

Nível 4: Cientistas

Empresas no nível de cientistas estão extremamente avançadas e trabalham principalmente com dados. O foco delas são os dados coletados em experimentos diversos e em pesquisas para quantificar resultados.

Uma das características mais marcantes desse nível é o trabalho com dados. Dessa forma, todas as alterações realizadas tem algum embasamento em fatos comprovados por pesquisas e experimentos desempenhados pela equipe de design.

Para atingir esse nível, houve uma completa formalização do design dentro da empresa, e seus executivos cuidam de suas métricas e reforçam a importância do design dentro dela.

A única coisa que falta para as empresas do nível 4 saltarem para o nível 5 é utilizarem o design como estratégia de negócios, pois já possuem a equipe e todas as ferramentas necessárias para isso.

Nível 5: Visionários

Empresas de nível 5 literalmente alcançaram a perfeição dentro do UX design. No entanto, isso não significa que são perfeitas, mas sim que sua equipe, processos e ferramentas estão plenamente integradas entre si, além de fazerem do design sua estratégia de negócios.

Para seguirem nesse nível, elas realizam pesquisas de mercado buscando prever o comportamento do consumidor, garante a união entre plataforma e equipes além de trabalhar com técnicas exploratórias relacionadas aos usuários.

Como aumentar a maturidade UX rapidamente?

Aumentar a maturidade UX de uma empresa rapidamente é uma tarefa desafiadora, principalmente para negócios que estão tendo o primeiro contato com essa área.

No entanto, é possível terceirizar esse serviço e garantir que seu dinheiro seja investido adequadamente em UX. Uma das formas de se fazer isso é através de consultorias com especialistas.

Ter acesso ao conhecimento de especialistas com certeza vai impulsionar a lucratividade de sua empresa, fazendo com que seu investimento valha a pena.

Gostou da ideia? Temos um time de especialistas que podem te ajudar; dê uma olhadinha em todos os benefícios que garantimos para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina