Meu site está lento: como fazer para carregar mais rápido?

Conteúdo e design são importantes, mas se o seu site demora muito pra carregar, você vai perder visitas antes mesmo que elas vejam o que você tem a oferecer.

Quando uma pessoa entra no seu site, você tem apenas 3 segundos para dar uma resposta para ela (ela precisa de 10 segundos para ter tudo o que precisa). Se seu site demorar mais que isso, você perde usuários e pode até ser punido pelo buscador do Google.

Não quer se preocupar mais com hospedagem? Conheça o serviço de Cloud VPS da Homem Máquina. Um time para cuidar diariamente do desenvolvimento, manutenção e hospedagem de alta performance do seu site.

Os principais motivos para seu site estar lento

O servidor que seu site está hospedado é um computador como outro qualquer, que também tem suas limitações de HD, memória e processador. Toda vez que seu site é carregado, ele precisa usar os recursos desse servidor para fazer alguns cálculos, montar a página e enviar pra a pessoa que está acessando.

 

A matemática é simples: quando um site é pesado ou recebe muitas visitas ou seja, faz muitos cálculos por carregamento, você usa mais recursos desse servidor e ele pode começar a demorar a carregar ou gerenciar a quantidade de acessos – exatamente da mesma forma que seu computador fica lento quando você abre vários programas ao mesmo tempo.

Como melhorar a performance do seu site

O caminho para otimizar a rapidez do seu site.

1. Programação otimizada

Toda vez que um site é processado pelo servidor ele precisa fazer centenas de cálculos e fazer consultas complexas a banco de dados. Cada solicitação dessa vai demandar mais de processamento do servidor.

Releia seu código e teste a performance de cada plugin ou funcionalidade. Refatore seu código e retire o máximo de cálculos e consultas que forem desnecessários para a página.

2. Número de requisições

Cada imagem, javascript e css carregado pelo seu site é uma nova requisição que sua página vai fazer para o servidor. Quanto maiores em tamanho e quantidade forem essas requisições, mais tempo o servidor vai gastar tentando atendê-las.

Reduza e aplique minification em seus scripts e junte-os em uma quantidade menor de arquivos de maior tamanho.

3. Peso das imagens

Não basta exportar imagens para web. É necessário entender quando e de que forma deve exportar uma imagem. Será Gif, Png, Jpg? Será qualidade alta, 32bit, transparente, 8 cores?

A compressão de imagens para web e o uso de LossLess pode mudar significativamente o tamanho final de um arquivo e no cálculo final do tamanho de um site, pode mudar drasticamente a velocidade que um site demora pra ser carregado.

4. Sistema de Cache

O sistema de cache pode funcionar tanto no lado do servidor quanto do lado do usuário. Imagens e scripts que já foram vistas uma vez não precisam ser solicitadas de novo pro servidor, assim como as páginas que já foram montadas não precisam ser reprocessadas a cada acesso. Isso salva muito processamento do servidor e deixa ele livre rapidamente pra atender o próximo usuário

O sistema de cache hoje é uma das soluções que tem mais impacto em sites e blogs que são muito acessados. Configurar corretamente plugins como o W3 Total Cache, por exemplo, se tornou fundamental para negócios que dependem do WordPress para seu sucesso.

5. Hospedagem semi-dedicada ou dedicada

Você já otimizou bastante seu site com as dicas acima! Mas nada disso vai adiantar se o seu servidor não estiver entregando o processamento mínimo necessário para fazer seu site rodar perfeitamente.

Em várias situações, planos básicos de hospedagem em servidores compartilhados não conseguem acompanhar o crescimento de uma ferramenta de uma forma escalável. As limitações no processamento podem fazer com que um site ou blog com muitos acessos fique lento e saia do ar com frequência.

Procure entender melhor a diferença entre os tipos de planos e serviços de hospedagem oferecidos no mercado.

Nós entendemos de tecnologia para sites e sistemas e você pode saber mais sobre como migrar para um servidor dedicado sem preocupações na nossa página especial sobre o assunto.

Meu WordPress está lento

O WordPress é uma ótima ferramenta para gerenciamento de conteúdo, mas se você tem um site ou blog em WordPress, com muito conteúdo e cada vez mais acessos, mais cedo ou mais tarde vai precisar tomar bastante cuidado com a saúde dele. Mesmo seguindo as nossas dicas acima, ele pode ficar cada vez mais lento ao carregar ou, em alguns casos, sair do ar com alguma frequência.

É natural que um site ou blog cresça com o tempo e a qualidade da infraestrutura deve acompanhar essa evolução. Se você tem um produto online em WordPress, o upgrade do servidor deve ser sempre uma carta na manga.

Continue acompanhando

Existem diversas ferramentas para acompanhar o tempo de resposta e a qualidade da performance do seu site, como o Google PageSpeed Insights e o Teste de Performance. Fique em cima e tente manter as melhores notas para entregar a melhor experiência para os seus usuários.

teste de performance

6 razões para investir em performance

  • 47% dos consumidores espera que uma página carregue em 2 segundos ou menos
  • 40% das pessoas abandona um site que demora mais de 3 segundos pra carregar
  • Uma demora de 1 segundo na resposta de uma página pode resultar em uma redução de 7% nas conversões
  • 79% das pessoas que desistem de acessar seu site por conta de performance nunca vai te dar uma segunda chance
  • e pra priorar, 44% das pessoas que tiver algum problema de demora ou peso pra acessar seu site de um celular pode falar mal de você para os amigos
  • Um dos 200 fatores que o Google usa pra determinar o ranking de uma página é a velocidade de carregamento dela, ou seja, sites lentos atraem menos usuários de busca.

Lembre-se que menos visitas significam menos resultados para seu negócio! Procure serviços que entreguem sites com mais performance.

Procure a opinião de especialistas

Cada site tem arquivos diferentes em servidores diferentes e existem várias nuances que afetam o tempo total de carregamento. Se o seu site está lento, existe certamente uma lista de tarefas que podem otimizar muito a rapidez das páginas. Procure um time especialista em servidores de alta performance.

Teste de Performance por Homem Máquina

Nossa equipe desenvolveu um teste de performance online e gratuito – que será o seu ponto de partida para otimizar a velocidade das suas páginas. Acesse o Teste de Performance e conheça os pontos críticos que deixam seu site lento.

teste de performance2

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu feedback ou entre em contato direto com a gente.

Um comentário em “Meu site está lento: como fazer para carregar mais rápido?

  1. Pingback: Maquinário Maquinário #18 – #LingerieDay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital Conheça melhor a Homem Máquina