O que são Microinterações?

Microinterações transformam tarefas simples em experiências únicas. São os pequenos detalhes que podem tornar a interação entre a interface e o usuário extraordinária.

O termo Microinteractions foi cunhado pelo designer Dan Saffer e ele as define em seu livro homônimo como “Momentos específicos de produto para realização de uma tarefa”. Aqui na Homem Máquina trabalhamos meticulosamente nessas microinterações porque sabemos que são esses pequenos detalhes no design que humanizam as interfaces e fazem as pessoas se sentirem mais a vontade ao usar um serviço.

Produtos com microinterações bem planejadas se destacam facilmente da concorrência.

Uma boa microinteração pode mostrar que o produto está antecipando o pensamento do seu público. Isso leva a um envolvimento emocional sem igual e pode fazer um usuário soltar até um sorriso. Toda vez que você muda uma configuração, sincroniza seu dados ou dispositivos, ajusta um alarme, escolhe uma senha, faz login, configura uma mensagem de status, favorita algo ou dá um “curtir”, você pode sair do padrão e trabalhar com cuidado como as pessoas chegam até ali e o que elas realmente esperam daquela pequena microinteração.

Veja alguns exemplos de microinteractionspequenos grandes detalhes que fazem muita diferença

WordPress – “você estava esperando mais etapas? Desculpe desapontá-lo.” Uma frase divertida que torna o final do processo de registro único.

GitHub – a cor do Favicon muda, acompanhando seu status no sistema.

Twitter – quando você ultrapassa o limite de 140 caracteres, destaca de vermelho os excedentes.

Facebook – quando é aniversário do seu amigo, aparece um ícone de bolo de aniversário ao lado de seu nome no chat.

 

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina