Growth Hacking: a estratégia com foco no crescimento

Depois do lançamento de um produto digital, uma das maiores dificuldades encontradas pode ser manter um ritmo estável de crescimento. Se você já tem um produto no ar, significa que o primeiro passo (ter uma ideia inovadora) já foi completado. O segundo passo, desenvolver a primeira versão, também.

Agora suas maiores dificuldades serão botar seu produto nos moldes do mercado e atrair pessoas para experimentar o que você tem a oferecer. Você precisa de usuários.

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É nesse cenário que aparece o Growth Hacking, uma mistura de marketing digital com criatividade e otimização do produto para criar uma estratégia completamente voltada para aumentar sua base de usuários.

O que é Growth Hacking?

O Growth Hacking é uma abordagem nova, exclusivamente digital, para atingir o mercado e disseminar ideias. Diferente do marketing tradicional, essa estratégia envolve um entendimento apurado de hábitos, comportamento e tendências.

No Growth Hacking, as mensagens persuasivas são inseridas e percebidas de forma natural na rotina do usuário. São espalhadas em lugares comuns, como no feed das redes sociais, fluxo de troca de emails ou até em outros produtos que já existem e são amplamente utilizados pelo seu público alvo.

Growth Hacks, as oportunidades

Apesar de carregar “hack”no nome, não existe nada de ilegal nem errado nessas ações. O que vemos aqui são oportunidades que foram usadas com muita criatividade e em certos casos automatizadas com o uso de APIs. No caso do AirBnb, a prática que fez com que a empresa aumentasse muito a base de usuários em pouco tempo foi proibida pelo Craigslist e considerada spam, mas isso não foi o fim da estratégia de crescimento!

Growth Hacking é uma busca constante por oportunidades que fogem do marketing tradicional. Veja mais dois exemplos:)

LinkedIn

A rede social para fins profissionais conseguiu decolar de 2 milhões para 200 milhões de usuários adicionando uma funcionalidade simples: permitiu que os usuários pudessem criar perfis públicos.O Google e outros mecanismos de busca passaram a indexar essas páginas e, consequentemente, a visibilidade do LinkedIn aumentou.

PayPal

O PayPal foi ganhando popularidade entre os vendedores e compradores do eBay, mas mesmo assim não era uma forma oficial de pagamento e transferência. O PayPal notou esse bom momento e conseguiu um acordo com o eBay para exibir o logo deles junto às outras formas de pagamento. O eBay já era uma plataforma de sucesso e quanto mais vendedores optavam pelo PayPal como forma única de pagamento, mais compradores eram obrigados a criar uma conta no serviço.

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Hoje o PayPal tem destaque absoluto no eBay. É a única forma de pagamento que tem o logo exibido.

Você pode ver mais cases de Growth Hacking aqui.

Porque você precisa de um Growth Hacker?

Para atingir o máximo do Growth Hacking e virar um case exemplar como os que mostramos aqui, é necessário monitoramento, muita análise de métricas, dados e pesquisas de comportamento. Sua equipe certamente já tem competências pra isso e o que pode estar faltando é um profissional totalmente focado no crescimento, um Growth Hacker, que vai identificar oportunidades de crescimento rápido e incentivar os outros a também reconhecê-las.

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Não esqueça das ferramentas mais comuns do marketing digital. Os Growth Hacks costumam ser coisas do momento. Cada vez que você repete um ciclo, menos pessoas você vai atingir até chegar num ponto que uma técnica não vai mais valer a pena, estará saturada. A fórmula para o sucesso? Um bom produto, trabalho duro na retenção e investimento em meios de crescimento escalável.

Curtiu esse artigo? Deixe um comentário. Ou, se preferir, mande uma mensagem pra gente com sua técnica secreta de Growth Hacking :)

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