UI Dark ou Light? Entenda quando usar interfaces claras ou escuras

Uma escolha que vai além do fator estético, a cor predominante de uma interface envolve também aspectos de utilidade. Esquemas de cores escuras (dark UI) carregam vantagens e desvantagens comparado à interfaces claras, ou light. Entenda como escolher a melhor abordagem em seu projeto.

As interfaces claras, com esquema de cor positivo, são as mais usadas hoje e sempre, em peças gráficas e virtuais e é a escolha esperada na maioria dos casos.

Pontos positivos:

  • Atinja uma experiência amigável pela simplicidade
  • Ótima para legibilidade – apropriada para interfaces com foco em conteúdo de texto
  • É convencional – usuários já estão familiarizados
  • Boas para a leitura na luz do dia ou com luz natural

Negativos:

  • Lugar comum
  • Não transparece inovação
  • Por si só não torna uma interface mais atrativa
Criar layouts escuros pode ser um desafio. Frameworks como o Material Design já oferecem soluções de dark UI

Já as interfaces escuras, ou com esquema de cor negativo, podem ser aplicadas quando há fadiga na leitura e conferem um toque de elegância às interfaces.

Pontos positivos:

  • Interfaces podem ficar sedutoras à primeira vista
  • Melhoram a legibilidade em ambientes com pouca luz ou escuridão
  • Para interfaces com foco em imagens, vídeos e outros elementos gráficos – ou com foco em um elemento único

Negativos:

  • Pode comprometer a facilidade de acesso, ou acessibilidade
  • Usuários podem encontrar existência, quando esse tipo de interface foge do que lhe é comum

Cada caso é um caso e existem dois fatores principais que vão ajudar a escolher certo que linha de estilo seguir em suas interfaces.

Legibilidade

Um conceito que tem a ver com a percepção de conteúdo de texto, a legibilidade é uma medida da facilidade de leitura de palavras, frases e blocos de texto, assim como a velocidade de leitura.

Quando a legibilidade deixa a desejar, temos um impacto negativo na experiência do usuário de forma geral – gera confusão mesmo quando a informação apresentada é relevante.

Objetos escuros (incluindo os de texto) em fundos claros são percebidos com um tamanho maior do que o contrário. Mas isso não significa que interfaces claras tenham, em todos os casos, uma legibilidade melhor – aqui se valem as regras globais de contraste e de tipografias.

Você pode atingir o contraste ideal em suas interfaces com o teste de contraste da WebAim

Embora sejam a opção mais segura para garantir boa legibilidade, interfaces claras também podem causar fadiga visual em longos períodos de uso. Como exemplo, temos editores de código de desenvolvedores – são interfaces com uma quantidade grande de texto, sem perda na facilidade de leitura e escaneamento de texto, e que não causam cansaço visual.

Contexto de uso

Nesse caso, a pergunta decisiva é: o usuário vai usar meu produto de dia ou de noite?

Na luz natural, do sol ou luz branca, interfaces escuras podem se confundir com o brilho refletido pelas telas de computadores e celulares – as tornando muito mais adequadas ao uso noturno.Pense no desconforto visual que seu celular causa quando você o usa em cômodos escuros ou em uso prolongado – olhar para telas é, de certa forma, como olhar para uma lâmpada.

Nas interfaces escuras, utilize sempre fontes sem serifa em blocos com muito texto, como parágrafos

Como escolher entre tela clara e escura

Elimine essa dúvida com metodologias de design, que podem se adequar e são muito indicadas para projetos de sites e aplicativos, como análise de concorrentes e testes com usuários em cenários de uso reais.

É importante apresentar essa variável nos primeiros protótipos, recebendo feedback valioso para definir esse aspecto do produto, que pode ser visto até como um diferencial de produto em sua indústria.

O app do Reddit oferece a opção de alternar entre temas claro e escuro.

É aconselhável também permitir que o usuário escolha e tenha o poder de alternar entre os temas claro e escuro. A personalização em produto costuma ser um ponto positivo, ainda mais quando há, dentro de uma base de usuários, diferentes personas, que utilizam a interface de forma diferente e que têm preferências estéticas diferentes.

Precisa de ajuda com seu projeto? Vamos descobrir juntos que abordagem estética seguir em suas telas. Mande uma mensagem pro nosso time.

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina