O ecossistema do serviço é uma ferramenta de extrema importância, independentemente de seu termo ser conhecido por essa nomenclatura ou outra. O que importa é que haja a compreensão de seu conceito. Em linhas gerais, trata-se de um mapa que contém todos os contextos de uso do serviço, agentes e pontos de contato.

Entendendo um pouco mais sobre o conceito

Consistindo em um mapa com todos os elementos conectados, de alguma maneira, ao contexto de serviço, incluindo stakeholders, usuários, pontos de contatos e também as conexões e motivações, o ecossistema do serviço é uma ecologia que apresenta uma visão ampla do que há ao redor de alguma pessoa ou elemento.

Além disso, proporciona uma nova perspectiva sobre o funcionamento e utilização de um serviço específico, auxiliando a equipe na realização de conexões e criações de novidades e interesses para quem faz seu uso. Em outras palavras, é a observação de tudo que, de certo modo, influencia e faz parte da experiência do cliente com relação a um produto.

Em síntese, trata-se de uma análise a partir do mapeamento das propriedades digitais da empresa, as conexões entre elas e seus objetivos dentro da estratégia de marketing. Essa metodologia fornece insights que ajudam a alavancar ativos novos e existentes para alcançar os objetivos comerciais da marca.

Somos um time trabalhando diariamente
para melhorar a relação entre pessoas,
negócios e tecnologia.

Nossa História

A Homem Máquina começou em 2010 como uma das primeiras consultorias de UX Design e Usabilidade no Rio de Janeiro com objetivo de ajudar agências e empresas de todos os tamanhos a criar produtos mais assertivos e fáceis de usar.

Fale com a gente