Testes de usabilidade

Validação de usabilidade para melhor utilização e compreensão do software pelo usuário

Um teste de usabilidade é a técnica que tem como objetivo a análise de usuários reais na utilização de um produto ou serviço, com o intuito de investigar possíveis problemas e apontar soluções. Também verificar sobre a facilidade que um site ou software possui em ser compreendido e manipulado de forma clara pelo usuário.

Quais as funcionalidades dos testes de usabilidade?

A atuação dos testes é ampla, visto que valida a usabilidade para melhor compreensão do software e utilização pelo usuário. Além disso, faz a verificação se os sistemas possuem assistentes eletrônicos, manuais, help on-line, dentre outros fatores. Não se restringindo somente às tarefas mencionadas, funciona como:

  • Técnica de avaliação;
  • Avaliação de protótipo, serviço, produto, aplicativo, site ou desenho no papel;
  • Roteiro de tarefas;
  • Mecanismo automatizado que recolhe informações ao passo que as atividades são realizadas;
  • Apresentação de feedbacks e relatórios sobre o que foi observado.

De maneira geral, os testes de usabilidade envolvem toda a experiência do usuário no momento em que utiliza o sistema. Em síntese, foca-se na facilidade e, não necessariamente é pensado somente para um produto ou serviço que ainda está em desenvolvimento para ser testado.

Somos um time trabalhando diariamente
para melhorar a relação entre pessoas,
negócios e tecnologia.

Nossa História

A Homem Máquina começou em 2010 como uma das primeiras consultorias de UX Design e Usabilidade no Rio de Janeiro com objetivo de ajudar agências e empresas de todos os tamanhos a criar produtos mais assertivos e fáceis de usar.

Fale com a gente