User Flow

É uma série de etapas onde se representa o cenário em que o usuário deve interagir com o produto/serviço que está sendo projetado.

O User Flow (fluxo de usuário) é um método que possibilita o mapeamento de todo o fluxo de telas do seu aplicativo ou site de forma ágil. Essa estratégia funciona muito bem para que haja alinhamento das ações e dos caminhos que os usuários podem realizar juntamente com os demais membros da equipe. O ideal é que os diagramas sejam realizados anteriormente ao desenho de protótipos como mockups ou wireframes.

Fluxos de usuário: O que são?

Antes de iniciar os desenhos das telas de um novo aplicativo ou site, o ideal é definir o objetivo do produto digital e ter conhecimento de seus usuários. Um bom exemplo de objetivos pode ser o público entrar em contato com o site oficial, comprar um dos produtos oferecidos na loja virtual ou assinar pelo produto presente na plataforma.

Esses dois fatores são primordiais para a realização de bons fluxos de usuários. De forma básica, o diagrama formado pode ajudar no desenho do caminho para que os clientes consigam percorrer através dele e chegar até o objetivo do negócio, obtendo o valor que buscam.

Em resumo, é uma série de etapas onde se representa o cenário em que o usuário deve interagir com o produto/serviço que está sendo projetado. Vale salientar que os usuários nem sempre conseguem entrar por somente um lugar no fluxo e, não são todos que decidem ir até o final em um primeiro contato.

Diante disso, é de extrema importância ter possíveis pontos de entrada mapeados para ser assertivo nesse percurso. Alguns dos pontos a serem estruturados são:

  • Busca paga;
  • Busca orgânica;
  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • Site de notícias;
  • Link direto.

Mapear as diversas jornadas de um usuário dentro de um produto e associá-las priorizando as ações e objetivos que geram mais valor costuma ser uma ótima forma de conseguir um conjunto mínimo de funcionalidades para seu produto.

Somos um time trabalhando diariamente
para melhorar a relação entre pessoas,
negócios e tecnologia.

Nossa História

A Homem Máquina começou em 2010 como uma das primeiras consultorias de UX Design e Usabilidade no Rio de Janeiro com objetivo de ajudar agências e empresas de todos os tamanhos a criar produtos mais assertivos e fáceis de usar.

Fale com a gente