Marketing de Conteúdo é um modo de engajamento com seu público alvo e potenciais clientes, criando conteúdo de qualidade com uma frequência relevante para eles. Atrelado a uma boa estratégia de Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo gera valor para o seu negócio, funcionando como um impulsionador de conversões.

marketing de conteúdo

Atrair, reter e gerar receita!

O Google está sempre mudando seu algoritmo, assim conteúdos valiosos ganham relevância e posicionamento nos resultados de buscas. Um conteúdo de qualidade é o que mantém qualquer estratégia de Inbound Marketing funcionando. Além disso, um planejamento de SEO eficaz, com palavras-chave bem contextualizadas, é necessário.

Essa estratégia tem como finalidade atrair pessoas interessadas naquele conteúdo específico. Caso não ocorra conversão logo de cara, a pessoa pode indicar a página para alguém que faça a conversão ou simplesmente compartilhar o conteúdo, o que já aumenta a visibilidade e melhora a geração de leads. 

Quando é oferecido um conteúdo de qualidade, exibi-se mais do que apenas o produto ou serviço. Agrega valor a marca, melhora os laços com clientes e abre caminhos para a captação de novos leads qualificados. O conteúdo é parte fundamental na hora de aumentar sua autoridade online.

De maneira geral, trabalhar com Marketing de Conteúdo divide-se nas seguintes etapas:

Planejamento

Antes de criar conteúdo, é necessário entender o objetivo do material que será produzido. Aqui definem-se aspectos como indicadores de sucesso, distribuição de conteúdo e como este será usado, garantido que você consiga mensurar os resultados posteriormente.

Execução

Planejamento feito, chega a hora de escrever. Aqui o importante é manter o foco, seguindo o que foi definido na etapa anterior.

Mensuração

São várias as métricas que podem ser utilizadas numa estratégia de Marketing de Conteúdo. Evite informações desnecessárias, foque somente nas métricas essenciais, como os KPIs (indicadores-chave de performance).

Com um bom Marketing de Conteúdo você:

  • Melhora o relacionamento com seus clientes
  • Informa os prospects com material útil para eles
  • Aumenta a visibilidade da marca
  • Otimiza a taxa de conversão de visitantes em leads
  • Aumenta suas vendas

Devido aos seus benefícios, o Marketing de Conteúdo tem chamado atenção nos últimos anos, como é possível observar nos gráficos abaixo:

No Brasil:

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gráfico do Google Trends.

Ao redor do mundo: 

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gráfico do Google Trends.

O objetivo final do marketing é sempre trazer resultados positivos para a saúde do negócio. Utilizando conteúdo esse objetivo é alcançado através da geração de valor para o público.

Então, se você  ainda não trabalha com Marketing de Conteúdo, já passou da hora de por as mãos na massa!