A importância da prototipagem no processo de design thinking

O processo de prototipagem tira as ideias do papel de forma rápida e barata, sendo usado para testar a usabilidade do produto e pensar em possíveis soluções para os problemas encontrados em seu design.

A prototipagem é uma ferramenta muito usada para a fase de testes no design thinking, sendo possível visualizar os pontos positivos e negativos do design e observar como o cliente final se comporta com aquele protótipo, quais as suas principais queixas e elogios. No design thinking a última etapa consiste em testar as soluções propostas, de forma rápida mas com um baixo custo, observando a interação entre o usuário e o produto criado, daí a importância de se utilizar a prototipagem nessa etapa.

Tipos de prototipagem

Embora seja um processo incorporado ao design thinking, existem diversos tipos de prototipagem e protótipos. Cada um tem um objetivo específico e pode ser usado em diferentes situações de design thinking de acordo com o público-alvo e objetivo do projeto.

  • Alta fidelidade

Aqui o protótipo está mais próximo do produto final. Por exemplo, um modelo de protótipo com peças que permitam a interação do usuário, que embora demore mais para ser produzido, oferece um resultado mais fidedigno de como o usuário irá interagir, perceber e aceitar o produto final.

  • Média Fidelidade

O protótipo resultante da prototipagem de média fidelidade não é tão parecida com o produto final, mas é uma representação das principais funções daquele design, e é uma ótima opção para ver como o cliente interage com a ideia central do produto, mesmo que não esteja vendo a versão final do mesmo.

  • Baixa fidelidade

Embora essa forma de prototipagem seja apenas uma representação análoga ao produto final, ela é mais barata e mais rápida de ser produzida, e pode ser usada como uma alternativa de protótipo para quem não dispõe de tanto tempo ou recurso financeiro para um protótipo de alta fidelidade. Por ser simples e rápido de ser produzido, pode ser usado como base para a coleta de novas ideias, incentivando também o design thinking.

Quais as principais diretrizes para a prototipagem

A prototipagem é muito importante para o design thinking, e por isso é tão importante que ela seja realizada de forma adequada, independente do nível de fidelidade e da fase de teste do produto. Uma prototipagem de maior fidelidade pode ser mais complexa de ser planejada, mas para obter sucesso algumas diretrizes foram criadas:

  • Construa wireframes: 

Um wireframe é uma espécie de esqueleto do projeto que está sendo desenvolvido, sem os detalhes elaborados de um projeto final, mas de uma forma que podemos ter uma ideia geral de como será o produto final. O wireframe é muito usado durante a criação de interfaces e de sites para a web.

Os wireframes podem ser construídos por diversas pessoas da equipe ou até mesmo por clientes, como um retrato falado, para entender mais sobre o que o cliente está procurando, produzindo um produto mais assertivo, além de mesclar as melhores ideias e soluções.

  • Desenvolvimento ágil:

O principal objetivo da prototipagem é visualizar o seu produto final, mas lembre-se que ele é um produto usado para testes. Você não deve gastar muito tempo com esse protótipo, afinal, ele passará por diversas modificações posteriores, e você terá que criar outro protótipo.

  • Crie com o usuário final em mente 

O seu design foi desenvolvido e estruturado com foco em um usuário final, e assim também deve ser com seu protótipo. Quando você determina um usuário final para a sua ideia, você consegue determinar qual o wireframe ideal para aquele público e qual protótipo utilizar para coletar suas ideias, opiniões e interações.

A prototipagem pode ser um processo importante para o sucesso de um design, tanto para a coleta de ideias quanto para testar o produto que será disponibilizado no mercado. Um protótipo de baixa fidelidade pode ser realizado de forma simples, pelos próprios membros da equipe. Já para desenvolver um protótipo de alta fidelidade, é necessário investir mais tempo e mais recursos financeiros, e nem todas as equipes conseguem desenvolver de maneira prática esse tipo de protótipo. Nesse caso, é interessante buscar por empresas especializadas na área de design, para garantir que o protótipo seja usado para auxiliar o design thinking, e não para dificultar ainda mais o seu trabalho.

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