Hotjar é uma ferramenta que fornece dados sobre a interação dos visitantes com o conteúdo do seu site. Esses dados revelam muito sobre o comportamento do usuário, podendo mostrar pontos cegos ou oportunidades para transformar o visitante em cliente.

A interação do usuário com o seu blog ou empreendimento online é uma das peças fundamentais do seu planejamento de marketing digital. É aqui que o Hotjar entra. A ferramenta cria registros do comportamento do visitante no seu site. Com os dados desses registros você pode, por exemplo, encontrar melhores oportunidades de interação ou otimizar um fluxo de compra, removendo obstáculos para que o visitante do site se transforme em um Lead.

Por isso vamos explicar um pouco o que são as funções de análise do Hotjar para que você possa tirar o melhor proveito da ferramenta.

Funções de Análise do Hotjar

Mapas de calor

Hotjar - Mapa de calor. Print de uma tela de computador mostrando o mapa de calor de interação do usuário.
Os mapas de calor (heatmaps) nos ajudam a identificar o que o usuário busca quando entra no site. O comportamento é registrado e representado por cliques, toques e comportamento da rolagem de página por tipo de dispositivo: móvel ou desktop. Quanto maior a interação do usuário em determinada área do site, mais quente será esta área no mapa.

Registro individual de visitas

Hotjar - Registro individual de visitas. Print de um navegador mostrando um vídeo da interação de um usuário com o site.
Esta função permite fazer um registro de cada visitante do site. Tal como o mapa de calor, são registrados cliques, toques e rolagem de página, porém com um propósito diferente. A visão detalhada do comportamento do visitante ajuda a identificar problemas com a usabilidade do site, por exemplo, e fazer ajustes rapidamente. Funciona muito bem para validar ideias em testes A/B.

Funil de conversão

Hotjar - Funil de conversão. Print de um navegador mostrando um gráfico sobre o funil de conversão.
É o registro da trajetória completa do visitante até sua conversão em um Lead. Esta função ajuda a identificar obstáculos e outros motivos para o visitante abandonar o site antes da conversão.

Form Analytics

Hotjar - Funil de conversão. Print de um navegador mostrando o número de sessões do formulário, taxa de conversão e taxa de abandono de cada etapa do formulário.
Aqui você pode analisar o comportamento do visitante diante a um formulário: quais campos demoram mais a serem preenchidos, quais são deixados para trás e em qual campo os usuários costumam abandonar o formulário são alguns exemplos do que pode ser observado.

Dica: utilize os dados do Hotjar em sintonia com sua estratégia de marketing digital para simplificar e otimizar as conversões de Leads em seu site.