Como estruturar um time de UX design e fazer grandes parcerias

Quem trabalha com UX design sabe da importância de se ter um time bem estruturado e entrosado, trabalhando de forma sincronizada com o mesmo objetivo: um produto final de excelência. A estruturação da equipe pode fazer toda a diferença durante a criação e desenvolvimento de um projeto, agilizando esse processo ou então tornando-o mais dificultoso.

No entanto, às vezes é necessário bem mais do que uma boa equipe de UX para criar um projeto final de qualidade, sendo necessário também uma colaboração com outras equipes de UX, que juntas podem formar um time mais ágil e focado na experiência do usuário.

Muitos designers almejam uma equipe ágil, que atue de forma sincronizada e gere bons resultados. Por mais que isso pareça simples, construir uma equipe com essas características pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando não há uma cultura colaborativa instaurada.  A cultura colaborativa pode ser a chave do sucesso, proporcionando não só uma melhor experiência para o usuário, mas também uma melhor experiência para os membros da equipe.

É preciso ter em mente que as pessoas trabalham melhor em ambientes onde são valorizadas e têm o seu trabalho reconhecido. Assim, para o sucesso de uma equipe é importante também que os esforços individuais sejam valorizados, além é claro da valorização da equipe como um todo. Um dos princípios da cultura colaborativa é valorizar o esforço individual de cada membro, sendo indispensável que haja uma boa comunicação dentro do time.

Mas afinal, como estruturar um bom time de UX Design?

Infelizmente não há uma forma determinada para montar um bom time de UX, pois a definição de uma boa equipe deve levar em conta os objetivos da empresa. No entanto, é possível aplicar algumas ações para poder estruturar um time ágil e com direcionamento para a experiência do cliente.

Mantenha uma boa comunicação com os membros das diferentes equipes

A comunicação é crucial para o trabalho de qualquer equipe, e torna-se ainda mais indispensável quando falamos de colaboração entre elas. O UX Designer vai ter que atuar entre diferentes equipes, por isso ele precisa ter uma comunicação clara, objetiva e que integre as equipes.

Esteja sempre disponível para conversar com os membros da equipe

Assim como a comunicação é indispensável para o bom funcionamento da equipe, é crucial que o UX Designer esteja aberto e disponível para conversar com os membros dela, principalmente com os membros do front end, que serão os responsáveis por executar todo o projeto e fazer ele “sair do papel” de fato. As equipes podem criar grupos para discutir sobre pontos do projeto, melhorando assim o canal de comunicação.

Organize ao máximo os documentos que serão enviados para os outros membros da equipe

Quando mais organizado estiverem os documentos e dados do projeto, mais fácil será de trabalhar com as equipes em sinergia. Para facilitar o trabalho entre as equipes é necessário manter tudo organizado, como os arquivos de prototipação, as telas, tudo de uma forma que seja intuitiva e que os membros consigam localizar sem grandes problemas.

Entenda as necessidades da equipe

O UX Designer sabe da importância de entender a necessidade de seus clientes. No entanto, nem sempre as necessidades da equipe são entendidas. É necessário que as necessidades e objetivos do projeto sejam levadas em conta para atingir o resultado final desejado.

Para estruturar um bom time também é necessário ter profissionais atuando em determinadas áreas. Um exemplo de equipe bem estruturada seria composta por:

  • UX Designer, que atuará em diversas equipes, como membro central;
  • Product Owner, o profissional responsável por representar o cliente, conhecedor das regras do projeto e negócio;
  • Agile Master, que será responsável pela difícil tarefa de agilizar os processos, estando presente em todas as reuniões e encontros da equipe, responsável por agilizar todos os processos planejados, propagando a cultura ágil, tão importante para uma equipe de UX;
  • People Lead, que é o profissional responsável por conhecer as pessoas, atuando como analista de soft e hard skills da equipe;
  • Quality Assurance (QA), sendo um dos mais cruciais na equipe, pois é o responsável pela realização de testes de qualidade, para que possam ser realizadas melhorias no sistema;
  • Dev Team, que é a equipe responsável por tirar as ideias do papel. Os membros dessa equipe (back end e front end) são os responsáveis pela execução dos projetos.

Com esses profissionais reunidos, sua equipe está pronta para integrar entre si, sendo a parte da integração uma das mais difíceis (e importantes) da cultura colaborativa.

Entenda a melhor forma de conversar com as outras equipes

Não há uma forma única de fazer com que as equipes se comuniquem, mas existem dicas que podem facilitar a comunicação entre elas, como:

  • Mantenha reuniões periódicas com as equipes, para alinhamento do projeto;
  • Crie ambientes de interação entre os membros das diversas equipes, o que facilita a discussão sobre o projeto;
  • Mantenha os dados do projeto organizados, para que os membros de diferentes equipes possam localizar o que precisam e conversar sobre o que precisa ser ajustado;
  • Aposte em ferramentas dos entregáveis de design, que permitam que o responsável das equipes consigam ter acesso a todos os componentes do projeto e do protótipo.

Estruturar um bom time de UX design é uma tarefa que exige bastante do UX Designer, pois além de escolher bons profissionais é necessário fazer com que eles trabalhem em sincronia e cooperação, praticando ao máximo a cultura colaborativa. Embora essas dicas dêem um direcionamento para os gestores das equipes, elas devem ser adaptadas de acordo com o perfil da equipe e da empresa. Além disso, após as equipes formadas e trabalhando em conjunto, é possível identificar quais as necessidades da equipe, desenvolvendo estratégias que facilitem o trabalho em conjunto.

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