Como saber se minha empresa precisa de um app?

O mundo digital transformou a forma como fazemos negócios. Ao invés de estratégias de panfletagem, por exemplo, a maioria das empresas adotam práticas do Marketing Digital e, em alguns casos, chegam a investir em um aplicativo próprio.

imagem ilustrativa de aplicativos numa tela de celular
Photo by Saulo Mohana on Unsplash

Será que é um bom negócio entrar no meio digital? Com certeza! Segundo o Internet Live Stats, são realizadas mais de 3,5 bilhões de buscas diárias no Google, totalizando 1,2 trilhões ao ano. Porém, os maiores beneficiados disso são os sites, pois não há a necessidade de procurar diretamente por eles: se o conteúdo responder à pergunta do usuário, seu site entra no ranking.

Então como identificar a necessidade de um aplicativo para seu negócio? Vamos abordar este tema com mais detalhes.

Devo investir em um site ou app?

Ter um site significa ser encontrado na internet, ou seja, conseguir mais visibilidade de forma passiva e eficiente. Com um site, é possível elaborar estratégias de marketing de conteúdo, landing pages e várias outras ferramentas para conseguir novos clientes.

Já o aplicativo possui uma abrangência menor, pois somente quem procurar por um tema mais específico dentro da app store vai encontrá-lo. Levando-se em conta o grande número de aplicativos, ele será apenas mais um grão de areia em um vasto deserto. Embora desenvolvedores de aplicativos jurem que seu negócio precisa de um aplicativo, isso pode não ser verdade: vai depender da estratégia do seu negócio.

Existem momentos em que ter um aplicativo é muito vantajoso, mas também há momentos em que é apenas um gasto desnecessário. Independente disso, saiba que um site é sempre uma ótima escolha para seu negócio, pois permite ser encontrado nas buscas do Google e pode fazer uma diferença enorme nas receitas da empresa.

Assim, concluímos que investir em um site é necessário e você deve ter um, mas criar um aplicativo para a empresa precisa ser pensado como uma decisão estratégica.

Meu negócio precisa de um aplicativo?

Você sabe como identificar a necessidade de um aplicativo? Em resumo, os argumentos de gestores estão divididos entre corretos e incorretos. Neste tópico vamos aprender como diferencia-los.

Argumentos incorretos para criar um app

    • Meu concorrente tem um aplicativo, por isso quero um para minha empresa também.
    • Quero deixar minha empresa mais “descolada” para a nova geração de consumidores.
    • Espero faturar muito investindo em um aplicativo para meu negócio.

Se você estiver usando algum desses argumentos para ter um aplicativo, pode ser que você não precise realmente fazer esse investimento.

Ter um aplicativo apenas para se igualar aos competidores não é o suficiente. Um app profissional representam um grande investimento para o negócio; por que desperdiçar dinheiro somente para se igualar aos demais?

Investir em um app para agradar a nova geração de consumidores pode ser uma estratégia de negócios, mas é muito limitada e só é válida em alguns casos específicos. Dessa forma, somente este argumento não justifica o investimento por si só.

Sobre o faturamento, ter um app não significa aumentar as receitas do negócio. Na verdade, se não for feito da forma correta, um aplicativo pode simplesmente não fazer a menor diferença para sua empresa e representar um gasto.

Argumentos corretos para criar um app

    • O aplicativo será destinado a resolver um problema dos consumidores.
    • Seu app agregará valor ao seu negócio, sendo um diferencial competitivo.
    • Sua empresa tem recursos suficientes para investir em um aplicativo.
    • A estratégia principal é engajar ainda mais seus clientes.

Todos esses argumentos são válidos para desenvolver um aplicativo. Além disso, quando paramos para analisá-los com cuidado, podemos notar que são argumentos complementares. Siga o raciocínio:

Seus clientes apresentam um problema recorrente que pode ser facilmente solucionado com um app. Ao solucionar um problema recorrente, sua empresa aumenta naturalmente o engajamento com seus consumidores, agregando ainda mais valor à marca. Por fim, com os recursos necessários para desenvolvê-lo, seu negócio não tem riscos e ainda garante um diferencial competitivo.

Ficou confuso? Veja um infográfico que resume tudo o que foi dito até aqui:

infográfico sobre desenvolvimento de app ou site

Saber quando e como criar um aplicativo é muito importante para a tomada de decisão dentro da empresa. Ainda está com dúvidas se deve ou não investir em um aplicativo próprio? Conte com nosso time para te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina