Usabilidade é um dos conceitos ligados à experiência do usuário e diz respeito a facilidade com que as pessoas utilizam uma ferramenta ou objeto afim de atingir um determinado objetivo. Prestar atenção na usabilidade do seu site significa menos frustração e mais satisfação para seus visitantes.

Usabilidade significa assegurar-se de que algo funcione bem: que uma pessoa com habilidade e experiência comuns (ou até menos) possa usar um produto para seu propósito desejado sem ficar frustrada com isso.

Steve Krug em Não me faça pensar

Se tratando de sites, não existe uma verdade absoluta sobre qual é a forma correta de projetá-los. Porém, um fator que faz grande diferença é que a plataforma tenha clareza. Pense no trajeto visual e assegure-se de que os usuários consigam entender e usar o que estão olhando, sem grande esforço. Para isso existem muitas diretrizes a serem seguidas.

Mas hoje estamos aqui para falar sobre outro lado da usabilidade. Além de um site claro, você deve pensar se está fazendo a coisa certa.


usabilidade

Quando um visitante entra em seu site, ele está com algum nível de boa vontade para fazer isso. Uma vez dentro, a maneira como ele for tratado irá ditar se ele continua interessado ou se irá embora.

Lembre-se que ele também pode reclamar e criar uma opinião negativa sobre o seu negócio. Aqui vão alguns pontos relevantes sobre a disposição das pessoas:

  • Alguns visitantes terão muita paciência. Outros não. Seu site deve ser pensado partindo do pressuposto que a reserva de disposição é pequena.
  • A experiência depende de inúmeras variáveis. Mesmo uma pessoa paciente pode estar com pressa ou ter tido uma experiência negativa em outro site. Isso irá refletir na forma como ela se comporta na sua plataforma.
  • Um único erro pode esgotar toda a paciência do usuário. Seja um longo formulário ou uma informação irrelevante. Apenas um erro já é o suficiente para fazer uma pessoa sair do seu site insatisfeita.
  • É possível aumentar a boa vontade das pessoas. Se você cometeu um erro, mas não esgotou totalmente a paciência do usuário, é possível ganhá-lo de volta. Faça com que ele se sinta atendido e tenha suas necessidades saciadas.

A boa notícia é que existem alguns princípios a serem seguidos. Eles irão te ajudar a manter ou aumentar a disposição dos usuários. Acreditamos que a manutenção de websites deve ser constante e sempre há espaço para aprender e melhorar. Essas são algumas dicas de otimização:

  • Descubra o que as pessoas querem fazer no seu site e torne-as óbvias e fáceis. Pergunte-se: “quais são as principais coisas que os usuários querem fazer por aqui?”.
  • Seja direto e reto. Não encha seu texto de floreios se tratando de assuntos como custo de envio, taxas, cancelamento de serviço. Mesmo que esse não seja seu ponto forte, o cliente agradece a facilidade e franqueza da informação.
  • Onde puder economizar etapas, economize. Envie o máximo de informação possível de uma só vez. Evite trabalho para os usuários ou o surgimento de dúvidas.
  • Saiba quais perguntas o usuário provavelmente fará. A lista de perguntas feitas com frequência têm sua importância! Mas elas devem realmente atender esse quesito. Usar um marketing disfarçado em perguntas que você gostaria que o cliente fizesse não conta.
  • Na dúvida, peça desculpas. Se você não puder atender a demanda do usuário, informe-os disso e assuma a responsabilidade.

Se mesmo com a crescente no assunto usabilidade na web a sua marca ou empresa ainda não prestou atenção nela, fica mais uma dica: invista nisso agora!