O que é gamificação e como aplicar na sua empresa

Gamificação é o termo usado para descrever o uso de elementos de jogos fora de seu contexto, aplicando em situações do dia a dia a lógica por trás desses elementos. Essa técnica pode ser utilizada com clientes, para impulsionar a marca e até mesmo com os próprios funcionários da empresa. 

O que é gamificação?

Embora o termo possa ser confundido com jogo, é importante saber que estamos falando de processos diferentes. Enquanto jogos têm finalidade de entretenimento, num contexto fora da realidade, com regras e objetivos definidos, a gamificação utiliza os métodos propostos no jogo dentro de um contexto do dia a dia, tornando o cotidiano mais lúdico e, ao invés de entreter, incentivando a participação com o objetivo principal de atingir determinada meta, como por exemplo a venda de um produto.  

Os principais benefícios de aplicar a gamificação

A gamificação pode resultar em diversos benefícios para a empresa, como:

  • Atrair e engajar: um dos principais objetivos da gamificação é incentivar a participação para alcançar uma determinada meta, criando uma conexão entre o participante e a atividade que deve ser desenvolvida. Para usar a gamificação para atrair e engajar de forma efetiva é necessário utilizar técnicas que despertem o interesse dos participantes, para que eles se sintam motivados a cumprir aqueles objetivos. 
  • Motivar a realizar determinadas atividades: a motivação é um dos principais objetivos de se implementar a gamificação em um contexto do dia a dia. A motivação é dividida em dois tipos: intrínseca e extrínseca, sendo que o primeiro tipo ocorre quando a vontade de executar determinada atividade vem da própria pessoa, e o segundo tipo quando a vontade de executar algo é influenciada por fatores externos, como receber uma comissão por realizar mais vendas. Com a gamificação é possível tornar a motivação extrínseca mais forte, como por exemplo: um vendedor não necessariamente quer por vontade própria alcançar a meta de vendas, mas sim por ter a opção de receber uma recompensa caso execute a sua meta de vendas. Outro exemplo é o estabelecimento de metas diárias, que ao final do mês podem ser recompensadas, uma ótima estratégia para aumentar a produtividade dentro de uma empresa ou até mesmo em sala de aula. 
  • Facilidade na medição dos resultados: outro grande benefício da gamificação é que os resultados são facilmente mensurados. As ferramentas utilizadas para implementar a técnica comumente registram o desempenho dos participantes, mostrando se eles atingiram suas metas, por exemplo. Esses resultados podem ser analisados para verificar a estratégia adotada e, se necessário,  para que ela  possa ser aprimorada. 

Principais elementos da gamificação

Implementar a gamificação não é simplesmente determinar uma meta e oferecer uma recompensa no final; a técnica é mais complexa do que isso. Para poder utilizar a gamificação no dia a dia, é necessário usar elementos característicos dos jogos, como: 

Storytelling

É a história contada para passar uma mensagem central e criar uma conexão entre o participante e a atividade proposta. Esse elemento virou uma estratégia muito usada na área do design, do marketing e até mesmo da comunicação. Construir uma boa história prende a atenção do público-alvo e cria uma lembrança da marca ou produto. 

Avatar

Um complemento do elemento anterior. Assim como em um jogo que possui um personagem principal, a história usada precisa de um personagem, o avatar, que irá envolver ainda mais o público-alvo, tornando a interação mais dinâmica. Um exemplo da importância desse elemento é que ele pode concluir fases (ou metas) e ir avançando na história, despertando o interesse e a curiosidade do público.

Desafios

O desafio é responsável por fazer o participante executar as atividades propostas e o motivar a se esforçar cada vez mais. É necessário que esse elemento tenha equilíbrio, não propondo um desafio tão difícil ao ponto do participante desistir e nem tão fácil ao ponto de desmotivar. Uma dica é ir aumentando o nível de dificuldade do desafio conforme o participante vai atingindo as metas propostas.

Recompensa

Dentre os elementos que citamos, este é um dos mais importantes. Ele é o principal responsável pela motivação do participante. Cada conquista e meta atingida deve ser recompensada, estimulando ainda mais a participação.

Progressão

Saber que está progredindo e sentir a sensação de avanço em determinada atividade também é uma recompensa. Mostrar a progressão do participante conforme ele conclui as tarefas propostas pode fortalecer a sua motivação, incentivar que ele não abandone a atividade, além de servir para gerar uma competição saudável entre os participantes.

Feedback

Dar feedback funciona de forma parecida com o item anterior da progressão, no entanto, esse feedback não mostra apenas a evolução do participante na atividade, mas também o porquê ele progrediu ou regrediu, para que ele possa aprimorar a sua estratégia e atingir suas metas. Esse elemento é essencial quando a gamificação é aplicada em estratégias de treinamento, pois assim o participante pode ver seus principais erros e acertos a tempo de melhorá-los.

Dicas para implementar a gamificação na sua empresa

Abaixo listamos algumas dicas de como começar a implementar a gamificação de forma efetiva:

  • Entenda o seu cenário e quem são os  jogadores

Ao entender o cenário é possível começar a planejar seu storytelling. Além disso, é necessário conhecer o seu jogador-alvo, quais as suas motivações iniciais e o que o incentiva de acordo com o seu perfil. Conhecendo esses dois, é possível desenvolver uma técnica voltada para a experiência do jogador, reconhecendo seu perfil e objetivos.

  • Definir objetivo, missão, ideia do jogo

Após entender mais sobre o contexto e o jogador, é necessário definir pontos importantes para a estratégia, como: qual o objetivo central do jogo, qual a missão que deve ser passada através dessa gamificação e assim pensar em ideias e pontos que devem ser abordados para que o jogo possa ser estruturado, como, por exemplo, pensar em um tema central que dará base para a gamificação.

  • Teste

Como toda técnica nova que é implementada dentro de uma área da empresa, é necessário realizar testes para verificar se a gamificação está sendo efetiva. Geralmente esse teste é feito através da prototipação para validar a ideia, além do monitoramento constante. Essa parte tende a ser realizada por especialistas, mas com a ferramenta e técnica adequadas é possível realizá-la, mas com uma menor precisão, na própria empresa. 

  • Implementação

A implementação do jogo é uma parte importante e merece atenção, pois a partir dessa etapa é necessário que a estratégia seja monitorada constantemente, para que posteriormente possa ser validada (caso se mostre efetiva) ou aprimorada.

  • Validação

Para poder validar a estratégia de gamificação é necessário avaliar a efetividade dessa estratégia, podendo utilizar métricas ou não, avaliando qual o engajamento dos participantes, o tempo que eles investem nessa atividade e qual o ROI alcançado com essa estratégia.

Como mostramos, a gamificação vai muito além de estabelecer um objetivo e uma ação, ela requer planejamento e uma estruturação adequada. Se você ficou com dúvidas sobre essa técnica, ou precisa de ajuda, fala com a gente (:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar ×
Precisa de ajuda com seu site, sistema ou aplicativo?
Nós ajudamos negócios de todos os tamanhos com design, tecnologia e estratégia digital
Conheça melhor a Homem Máquina